Compra PCD: Creta, Renegade, City ou algum outro modelo?
Leitora está para escolher o modelo para comprar com isenção e quer a sugestão do Guru

Honda City 2016 | Imagem: Divulgação
Vou adquirir um carro com isenção, porém tenho dúvidas entre o Jeep x Hyundai Creta x Honda city ! Meus documentos estão em trâmite; Pego minha cnh na próxima semana, mas já estou pesquisando. Aguardo sugestões de outros carros tb... Obrigada - pergunta enviada por Norma Batista
Norma obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Como você não especifica o modelo da Jeep, entendo que você se refere ao Renegade, certo?
Considerando esse cenário, estamos diante de modelos que economizam demais em termos de equipamentos em suas versões destinadas à venda direta. Nesta quarta-feira, por exemplo, a Hyundai retoma os pedidos para o Creta Attitude 1.6 automático, porém o modelo perdeu uma série de equipamentos oferecidos até a linha 2017, como o rádio com comandos no volante. Com isso, Creta e Jeep Renegade em suas versões PCD passam a ter um pacote de itens de série bem semelhantes, os dois oferecendo os controles de estabilidade e tração, controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático), dentre outros.
Se você colocar o Honda City na balança, considerando o teto de R$ 70.000 você consegue adquirir o sedã na versão LX, que ao menos traz um pacote de equipamentos de conforto e estilo mais robusto, com sistema de som com comandos no volante, rodas de liga leve aro 16", dentre outros. Em relação ao Renegade e o Creta, o Honda City é que tem o conjunto mecânico mais equilibrado e eficiente, com o conjunto formado pelo motor 1.5 16V e o câmbio automático CVT oferecendo baixo consumo e desempenho equivalente ao que você encontrará nos dois SUVs compactos. Ponto positivo para o Honda vai para a cabine, que é muito mais espaçosa que a de Renegade e Creta, bem como o amplo porta-malas que acomoda até 536 litros de capacidade considerando o espaço abaixo da tampa do assoalho do compartimento.
O grande "problema" do City atual é a falta dos controles de tração e estabilidade, algo que certamente será resolvido com a estreia da linha 2018 do sedã nos mesmos moldes do que a Honda fez com o Fit.
Logo, apesar de ser a escolha mais interessante entre os três modelos que você cita na pergunta, se você adquirir o City no momento tenha em mente que o modelo mudará muito em breve, portanto, se você fizer questão de estar com um carro o mais atualizado possível, isso poderá ser algo que deve ser ponderado. Vale a pena destacar, contudo, que o City receberá apenas uma atualização visual, o famoso facelift como se diz no jargão da indústria, sendo que as únicas alterações relevantes do ponto de vista técnico será a introdução dos sistemas de segurança ativa.
Se você aceita duas sugestões, creio que vale a pena você considerar também um Nissan Kicks S Direct ou um Volkswagen Polo. No caso do Nissan, o SUV compacto conta com um conjunto mecânico similar ao City, no caso com motor 1.6 16V e câmbio CVT projetado para alta eficiência, bem como nível de espaço interno e porta-malas semelhantes ao do Creta. O Polo, por sua vez, é um modelo mais compacto, porém o ponto forte vai para o motor 1.0 turbo presente nas versões Comfortline e Highline. Em ambas você vai encontrar um ótimo custo-benefício, já que nessas configurações ele conta com os controles de tração e estabilidade, 4 airbags, central multimídia, dentre outros.
Resumindo, entre os três modelos que você selecionou na pergunta, se for para ficar entre eles creio que vale mais a pena adquirir o Honda City LX. Caso contrário, o Volkswagen Polo Comfortline ou Highline desponta como uma excelente alternativa ao sedã.
Espero ter ajudado!