Compra PCD: Hyundai Creta, Jeep Renegade ou Peugeot 2008?
Leitor está em dúvida entre os três SUVs compactos para a compra com isenção e pediu a opinião do Guru dos Carros

Jeep Renegade 2018 | Imagem: Divulgação
Estou na dúvida para comprar um SUV , para PCD. Entre Jeep Renegade; Hyundai Creta ou Peugeot 2008 - pergunta enviada por Fernando Queralt
Fernando obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Em primeiro lugar, já colocaria de lado o Hyundai Creta 2018 em sua versão Attitude 1.6 automática como uma boa opção. O modelo perdeu muitos equipamentos nessa versão a partir da mudança do ano/modelo e você encontra opções mais interessantes no mercado.
Centraria a escolha, entre as opções que você selecionou, entre o Jeep Renegade e o Peugeot 2008.
O Renegade tem a vantagem do interior com acabamento mais caprichado e, dos equipamentos de conforto e segurança, só fica mesmo devendo o rádio ou uma central multimídia em sua versão para o público de pessoas com deficiência.
Compõem a lista de equipamentos de série do Renegade 1.8 flex, recursos como ar-condicionado, direção com assistência elétrica, computador de bordo, luz diurna de LED, piloto automático, freio de estacionamento com acionamento elétrico, dentre outros recursos. Tecnicamente, o Renegade para o público PCD também conta com um pacote mais interessante, com destaque para o freio a disco nas quatro rodas e os importantes controles de tração e estabilidade, dois recursos ausentes na lista de itens de série do Peugeot 2008 na versão Allure Business.
O grande "problema", por assim dizer, do Renegade é que mesmo com a inclusão do start-stop a partir da linha 2018 o modelo ainda conta com um consumo de combustível muito elevado para a categoria. Com gasolina, o SUV alcança particiais de 9,5 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada. O 2008, agora com a transmissão automática de 6 marchas, vai bem melhor nesse quesito e entrega parciais de 10,7 e 13,2 km/l, respectivamente.
De qualquer forma, Fernando, creio que não posso vir a público e ignorar o fato do Renegade contar com os controles de tração e estabilidade, recursos muito importantes e que podem salvar sua vida e de sua família ao evitar acidentes mais graves ao volante.
Tudo bem que o 2008 pode entregar um porta-malas um pouco maior, mas em termos de espaço interno ambos praticamente se equivalem.
Logo, creio que vale a pena você arcar com a instalação de um rádio ou uma central multimídia como acessório na própria concessionária e optar pelo Renegade.
Espero ter ajudado!