Compra PcD: Hyundai Creta, Nissan Kicks ou Renault Captur?

Leitora está em dúvida entre os três SUVs compactos e quer a opinião do Guru dos Carros
Nissan Kicks, Renault Captur e Hyundai Creta

Nissan Kicks, Renault Captur e Hyundai Creta | Imagem: Divulgação

Bom dia. Gostaria de sua opinião no caso de compra de veículo PCD. A dúvida seria entre o Renault Captur, Hyundai Creta e Nissan Kicks. Quanto ao desempenho, consumo e revenda. Qual optar? - pergunta enviada por Juliana 

Juliana, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Sua pergunta é intrincada para responder, uma vez que é necessário pesar vários aspectos sobre os três SUVs compactos reunidos aqui, em especial levando em consideração o desempenho, consumo e liquidez/facilidade de revenda como você deseja. 

De uma forma bem objetiva e amparada pelos número do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o Nissan Kicks é o mais econômico do trio. O modelo é capaz de entregar médias de 11,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina, enquanto Creta 1.6 automático fica em 10,1 km/l e 11,3 km/l, respectivamente. O Renault Captur 1.6 CVT alcança parciais de 10,5 km/l em ciclo urbano e 11,7 km/l nas rodovias nas duas médias também quando abastecido com gasolina. 

Em termos de desempenho, não espere arroubos esportivos desses SUVs. A Nissan, no caso do Kicks, aposta no baixo peso do conjunto para fazê-lo acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 12,5 segundos. O Captur 1.6 CVT, por sua vez, necessita de aproximadamente 13 segundos para realizar a mesma prova de desempenho, enquanto o Creta 1.6 automático a cumpre em 12 segundos. Sinceramente falando, os três SUVs são bem parelhos no desempenho, com respostas aceitáveis dentro de sua proposta, mas longe de qualquer comportamento muito dinâmico. 

Por fim, em termos de mercado, o Hyundai Creta leva uma pequena vantagem sobre os rivais graças à reputação da marca por aqui e benefícios que o modelo entrega como os 5 anos de garantia. Isso ajuda bastante na liquidez do modelo, porém é necessário destacar que você precisará gastar muito em acessórios para o Creta, já que a versão Attitude 1.6 automática não traz rádio e sequer um tampão do porta-malas. Infelizmente, no caso do Captur, o mercado de usados ainda olha com desconfiança para as marcas francesas, o que acentua a desvalorização desses carros e também não colabora com a liquidez quando você for revendê-lo. O Nissan Kicks, por sua vez, figura como um intermediário entre Creta e Captur pensado em critérios mercadológicos. 

Por tudo o que foi dito acima, creio que é mais interessante você optar pelo Nissan Kicks. 

O modelo é o mais equilibrado dos três pensando nos atributos que você mais valoriza na hora de escolher um carro: é o mais econômico do trio, entrega desempenho no mesmo patamar dos concorrentes diretos e está consolidado no segmento, portanto não será difícil revendê-lo. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru