Compra PcD: Hyundai Creta ou Citroën C4 Cactus?

Leitora ficou em dúvida entre os dois SUVs compactos e pediu nossa ajuda
Hyundai Creta e Citroën C4 Cactus

Hyundai Creta e Citroën C4 Cactus | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Estou para comprar um carro PCD, estou na dúvida do Hyundai Creta e do Citroën C4 Cactus. Qual a sua opinião? - pergunta enviada por Izabel 

Izabel obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Em minha opinião, ao levarmos em conta os diversos atributos que precisam ser levados em conta na compra PcD e ao analizarmos os conjuntos mecânicos e o custo-benefício que cada um desses modelos entrega, creio que é mais interessante optar pelo Citroën C4 Cactus, como vamos conferir logo na sequência. 

O Hyundai Creta é um modelo que, indiscutivelmente, entrega um projeto muito bem concebido, com um rodar sólido e estável, uma suspensão bem calibrada para nosso piso e oferecendo bom nível de conforto, além de uma cabine ampla acompanhada por um dos maiores porta-malas (431 litros) do segmento. 

Um dos pontos que "pega" no SUV compacto da Hyundai é a falta de um conjunto mecânico mais eficiente. O motor 1.6 16V acompanhado pelo câmbio automático de 6 marchas é pouco para os 1.359 kg do Creta em sua versão PcD, logo o modelo deve em desempenho e consumo. 

Além disso, o Creta Attitude 1.6 automático fica devendo em muito no que diz respeito ao catálogo de equipamentos de série. A começar pelo infoentretenimento, o modelo não conta com central multimídia ou sequer rádio, apesar de sair com volante multifuncional na linha 2020. Em relação às demais versões, o modelo fica devendo até mesmo o start-stop, alto-falantes traseiros, rodas de liga leve, entre diversos outros componentes. Ao menos o Creta Attitude 1.6 automático 2020 sai de fábrica com piloto automático e os controles de tração e estabilidade. 

O Citroën C4 Cactus, por sua vez, é um carro muito mais completo. Apesar das "idas e vindas" da Citroën no catálogo PcD do modelo, o que gerou, com razão, a revolta de muitos consumidores do modelo, hoje a marca parece ter definido a atual configuração Novo Feel Business como a variante definitiva para os clientes PcD. Nele você encontrará tudo o que Creta Attitude 1.6 automático traz de série, acrescentando as rodas de liga leve aro 17", central multimídia, câmera de ré, apoio de braço, luz de condução diurna de LED, entre outros. Você também pode escolher bem mais opções de cores para o Citroën. 

Claro que o porta-malas de 320 litros do C4 Cactus é um ponto que exige atenção caso você faça um uso intenso do compartimento. A cabine do Citroën é beneficiada pelo bom entre-eixos de 2,60 m e entrega bom espaço interno para os cinco passageiros. 

Por ser bem mais leve, o C4 Cactus consegue entregar nível de desempenho e consumo muito mais convincentes em relação ao Creta, o que favorece bastante a relação diária com o carro. 

Logo, creio que ao optar pelo Citroën C4 Cactus Novo Feel Business você fará uma escolha mais sensata dentro do segmento. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru