Caro Guru, sou leitor diário desta página muito esclarecedora para nós, principalmente, que somos leigos.Pois bem, vamos lá, sou PCD (deficiente visual) e vou trocar meu Versa Unique 2017, o qual comprei com sua indicação, confesso que gosto muito do carro, só acho ruim que por ser comprido em rampas e até em lombadas ele pega no chão, então estou pensando em trocar por um SUV, aí pensei no Creta e no Duster, com uma leve inclinação para este pelo seu porta malas, já que quase que mensalmente viajo para uma fazenda no MS, também preciso de espaço no banco traseiro, pois tenho 1,82m e costumo andar por lá com minha pequena filha. Então, dos dois por qual devo optar? Aceito outras indicações até mesmo na ga ma de sedan, mas que não venha a ter o problema que tenho com meu Versa - pergunta enviada por Adalberth Batista 

Adalberth obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Desde já agradeço muito pela sua audiência e contamos sempre com a sua participação por aqui! 

Considerando sua necessidade de espaço e um carro com uma altura em relação ao solo maior para que você possa passar por obstáculos no chão com maior desenvoltura, creio que é mais interessante você optar hoje em dia pelo Hyundai Creta. 

Certamente a escolha entre ambos não é nada fácil uma vez que o Renault Duster, após os descontos tributários e somando a isso o incentivo da marca, o valor de R$ 46.393 o transforma em uma opção extremamente convidativa. O Hyundai Creta em sua versão Attitude 1.6 automática destinada ao público PcD, por sua vez, carece de muito equipamentos e você terá que arcar até mesmo com um prosaico tampão do porta-malas. 

A grande questão é que o hoje o Duster mostra-se um carro datado demais. Apesar da chegada do câmbio CVT e do motor 1.6 SCe, o que fez muito bem ao modelo, o acabamento simples demais do Duster bem como a ergonomia que deixa a desejar torna um pouco difícil a sua recomendação de compra hoje em dia. Não por acaso um profundo facelift com grandes mudanças no interior do modelo deve estrear até o fim do ano que vem, o que certamente deixará o Duster bem mais competitivo. 

Com isso, o Creta é uma opção mais interessante para quem, como você, precisa de um porta-malas mais generoso e uma cabine confortável. Além disso, o Creta conta com uma mecânica bem robusta, o que é importante para quem viaja com frequência. Tanto ele quanto o Duster em suas versões PcD contam com os controles de tração e estabilidade, reforços muito importantes pensando na segurança ativa. 

Em termos de desempenho e economia de combustível, tanto o Duster 1.6 CVT quanto o Creta 1.6 automático com seu câmbio de 6 marchas são modelos bem equivalentes. Ambos, a bem da verdade, poderiam entregar uma performance um pouco melhor, mas nada que comprometa o uso diário. 

Logo, por tudo isso, creio que hoje em dia optar pelo Hyundai Creta é uma escolha mais interessante. 

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios