Compra PCD: Nissan Kicks ou Citroën C4 Lounge?
Leitora está em dúvida entre os dois modelos e pediu uma orientação para o Guru dos Carros

Citroën C4 Lounge 2015 | Imagem: Divulgação
Estou na escolha de carro PCD e gostaria de uma opinião Nissan Kicks ou Citroën C4 Lounge??? Me ajude a decidir. - pergunta enviada por Jaque Mendes
Jaque obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Como recebo cada vez mais perguntas envolvendo SUVs, o fato de você colocar o Citroën C4 Lounge como opção me surpreendeu! É a oportunidade de comentarmos sobre um excelente automóvel que muitas vezes acaba esquecido principalmente hoje em dia onde os crossovers ocupam grande parte da atenção dos consumidores.
Não é por acaso, Jaque, que entre o C4 Lounge e o Nissan Kicks, eu recomendo a você optar pelo sedã.
Levando em consideração as duas versões dos modelos destinadas ao público PCD, no caso a Origine automática PCD para o C4 Lounge e a S Direct CVT no caso do Nissan Kicks, ambas ganham vários pontos positivos ao oferecer os controles de tração e estabilidade de série. Fora isso, o C4 Lounge Origine automático sai na frente ao contar com as rodas de liga leve de série bem como o prático limitador de velocidade, algo útil para evitar multas em vias onde o limite de velocidade é bem restrito.
O que torna o C4 Lounge um produto tão interessante reside em seu conjunto mecânico, sobretudo o motor 1.6 THP. Com turbo e injeção direta, o propulsor oferece um compromisso ímpar entre economia de combustível e desempenho.
O motor 1.6 16V trabalhando em conjunto com o câmbio automático CVT presente no Kicks se destaca pela eficiência, conferindo ao crossover da Nissan uma proposta muito mais focada na racionalidade. O C4 Lounge, por sua vez, brilha nesse comparativo por trazer para essa equação o fator emoção proporcionada pelo motor 1.6 THP.
Considerando todo o fôlego a mais que o C4 Lounge vai lhe oferecer nas acelerações e retomadas, suas parciais de consumo estão longe de ser ruins ao registrar 10,5 km/l na cidade e até 13,2 km/l na estrada, ambas com gasolina. O Kicks, por sua vez, alcança médias de 11,4 e 13,7 km/l, respectivamente.
Vale a pena destacar que quando me refiro ao "fôlego" superior do C4 Lounge com seu motor 1.6 turbo isso nada tem a ver com o exagero na velocidade, mas sim proporcionar uma condução mais tranquila em uma subida de serra sinuosa, por exemplo.
Por fim, tanto o C4 Lounge quanto o Kicks contam com uma boa qualidade de montagem de suas cabines, porém aspecto visual do interior do Citroën é superior em relação ao do Kicks S Direct CVT, versão que mostra-se com um habitáculo pouco atraente.
Espero ter ajudado!