Compra PcD: Nissan Kicks ou um Renault Duster?

Leitor está em dúvida entre os dois SUVs compactos e pediu nossa ajuda para efetuar a escolha
Nissan Kicks e Renault Duster

Nissan Kicks e Renault Duster | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Quero comprar um SUV compacto pelo programa PCD e estou entre o Nissan Kicks e o Renault Duster. Sei que o Duster consome um pouco mais porém, tem um espaço interno maior, além do porta-malas. Já o Kicks vem um pouco mais equipado, como por exemplo som e controles no volante. Qual você recomendaria? 

Obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Hoje em dia o Renault Duster conta com um valor muito competitivo para o público PcD, custando R$ 46.393 após as isenções tributárias e somando a isso o desconto fornecido pela montadora.

Mesmo tendo isso em vista, ainda considero mais interessante você partir para um Nissan Kicks S Direct CVT.

A primeira razão é que o Duster receberá uma boa atualização no começo de 2020, algo bastante necessário uma vez que seu interior hoje fica devendo em acabamento, design e ergonomia e precisa ser aprimorado. Logo, creio que agora não é o momento indicado para adquirir o modelo. É previsto que o SUV compacto ainda ganhe reforços importantes na segurança, saindo de fábrica com 4 airbags, por exemplo.

Em segundo lugar, o Duster também fica devendo em eficiência em especial quando comparado ao Nissan Kicks. Os dois compartilham o mesmo conjunto motor e câmbio (Renault e Nissan compõem uma aliança global) nas configurações destinadas ao público PcD, no caso com o motor 1.6 16V e a transmissão automática CVT, porém o Kicks tem a vantagem da carroceria bem mais leve, fato que o ajuda a consumir bem menos combustível e entregar desempenho um pouco melhor.

Concordo com você e também acho que o espaço interno para os passageiros no banco traseiro poderia ser melhor, mas o porta-malas de 432 litros do Kicks não deixa de ser interessante.

Além da maior eficiência do Kicks, conta a favor do Nissan a direção com assistência elétrica, mais "leve" e melhor calibrada que a eletro-hidráulica presente no Duster, o que colabora, inclusive, para tornar a condução do Kicks mais relaxada e confortável.

Assim como o Duster Authentique 1.6 CVT, o Kicks S Direct CVT também sai de fábrica com os controles de tração e estabilidade e, se não conta com as rodas de liga leve aro 16" como o Duster, ao menos o Nissan oferece uma lista de equipamentos de série bem completa, com a presença do rádio, controlador de velocidade de cruzeiro, entre outros.

Por tudo isso, creio que ao optar pelo Nissan Kicks S Direct você fará uma compra mais equilibrada e interessante.

Espero ter ajudado!

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru