Olá. Estou iniciando o processo para a aquisição de um veículo na modalidade PCD. Há alguma novidade quanto ao tempo mínimo de permanência com o veículo para a manutenção do ICMS no estado de SP? Em função dessa variável, estou em dúvida de qual carro escolher. Vejo o T-Cross como a escolha da "razão" pelos atributos atuais de segurança e acessórios comparando-se com o Creta, que seria a minha escolha da "emoção". Em teste drive, o Creta foi o que me apresentou a melhor posição (alta) para dirigir, bem como o melhor espaço interno e porta-malas. O T-Cross não me encanta, eu o enxergo como um Gol que cresceu...e não consigo perceber o espaço interno que tanto se fala. Como há o risco de ter que permanecer 4 anos com o carro para manter a isenção do ICMS, estou em dúvida se descarto os SUVs e pego um Yaris Sedan, que me atenderia com o porta malas e a qualidade Toyota, até a chegada da SUV da Toyota (se ela for oferecida para PCD...)...OU seja, muitas dúvidas e incertezas, mas pensando na pior situação de ser obrigada a ficar 4 anos com o carro, qual seria a escolha mais acertada? T-Cross, Creta ou Yaris Sedan? Tenho um bebê, ou seja, um porta malas razoável seria muito bem vindo - pergunta enviada por Cristina

Cristina obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Sua pergunta é interesantíssima e reflete bem as muitas escolhas e dilemas pelos quais os consumidores PcD enfrentam na hora de escolher seu próximo automóvel. 

Como você bem pontua, hoje em dia é muito difícil outro SUV ou até mesmo outro automóvel de maneira geral ganhar do VW T-Cross Sense na compra com isenção, em especial quando colocamos na balança tudo o que ele entrega. 

Não só por já sair de fábrica com equipamentos desejados, como é o caso da central multimídia, o SUV compacto da marca alemã oferece a segurança extra dos 6 airbags e uma carroceria moderna e segura, fruto de sua plataforma recente. Sem dúvida isso trará uma segurança extra para você e família quando a bordo do SUV. Além disso, pode parecer um detalhe, mas são raros os modelos que, em conjunto com os controles de tração e estabilidade, também oferecem o bloqueio eletrônico do diferencial como é o caso do T-Cross Sense. 

O VW oferece uma cabine espaçosa graças ao entre-eixos de 2,65 m, porém é fato que seu porta-malas parece acanhado quando comparado com o Hyundai Creta. 

Particularmente falando, acho que o Creta Attitude 1.6 automático (a opção do modelo destinada a compra com isenção) deveria sair de fábrica melhor equipado e, além disso, seu motor 1.6 16V atuando em conjunto com o câmbio automático de 6 marchas deixa a desejar em consumo e desempenho, sendo apenas razoável sob esse aspecto. Com bem mais torque, o 1.0 turbo do T-Cross convence bem mais. 

A grande questão é que você deve sempre adqurir aquele carro que "veste" melhor em você na hora de dirigir. Se o Creta é o que mais lhe agradou, seja pela posição de dirigir ou o maior porta-malas, não há nada que o desabone como opção, apenas existem opções mais completas em relação ao Hyundai. 

Colocando o Toyota Yaris Sedã na equação, o modelo se destaca em especial pelo conjunto mecânico eficiente e robusto, além do porta-malas com ótima capacidade. É necessário pesar, contudo, se a posição de dirigir mais alta de um SUV compacto não é algo importante para você, porque, caso assim for, não vale a pena você desconsiderar os dois SUVs e ficar com um modelo que pode não lhe agradar futuramente. Além disso, o Yaris Sedã XL também está longe de ser um exemplo em equipamentos de série, devendo bastante nesse aspecto para o T-Cross, por exemplo. 

No Estado de São Paulo a regra para a permanência com o automóvel adquirido no regime de compra com isenção segue em dois anos, portanto você poderá trocá-lo no fim desse período caso assim desejar. 

Em resumo, como bem levado em conta por você, o T-Cross é o modelo mais racional, porém, se ele não lhe agradou e você prefere o Hyundai Creta, é mais interessante satisfazer seu desejo e ser feliz ao volante. 

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios