Grande César. Acompanho seu belo trabalho e tenho muito apreço e admiração pelo seu excelente profissionalismo. Venho pedir a você uma orientação.Para PCD qual o melhor custo benefício? Toyota Yaris Sedan XL ou Chevrolet Onix plus LT. Para mim são dois lindos carros mas até o momento não sei qual escolher. Um forte abraço - pergunta enviada por Yuri

Yuri obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!

Desde já agradeço pela audiência, espero que eu consiga lhe ajudar da melhor maneira possível.

A questão pontuada por você certamente também passa pela cabeça de muitos consumidores do segmento PcD, bem como interessados em adquirir um sedan compacto atualmente.

O Toyota Yaris Sedã sem sombra de dúvida traz um conjunto respeitável, além de todo o "pacote" que tornou a marca famosa no Brasil, como a excelência no atendimento aos seus clientes e a confiabilidade de seus veículos.

A grande questão é que o novo Chevrolet Onix Plus entrega um conjunto tão interessante quanto o Toyota por um custo-benefício muito mais competitivo. A marca norte-americana mostrou-se bastante arrojada na precificação da nova gama Onix e deverá preservar a excelente aceitação do modelo no mercado.

Em uma comparação simples, o Yaris Sedã XL sai de fábrica apenas com o essencial em termos de conforto e segurança, sendo que alguns de seus poucos diferenciais em termos de itens de série residem no acendimento automático dos faróis e no controle de velocidade de cruzeiro. O Onix Plus LT Turbo automático traz todos os itens presentes no Yaris Sedã XL (só fica devendo o acendimento automático dos faróis) e sua lista de equipamentos é muito mais robusta, com destaque para as rodas de liga leve aro 15", sensor de estacionamento, volante com revestimento de couro e a central multimídia com tela de 7" e os sistemas de espelhamento de smartphones Apple CarPlay e Android Auto. Hoje o Onix Plus Turbo LT automático é tabelado em R$ 66.490, enquanto o Yaris Sedã XL CVT está nas concessionárias por R$ 69.990. 

Outro ponto muito importante é que os representantes de Toyota e Chevrolet em suas respectivas configurações contam com os controles de tração e estabilidade de série, com a diferença de que, enquanto o Yaris Sedã XL sai de fábrica apenas com o airbag duplo frontal obrigatório por lei, toda a linha Onix Plus recebe 6 airbags de série. Tudo isso ajudou o Onix Plus a receber 5 estrelas na proteção de adultos e crianças de acordo com os testes do Latin NCAP. Nas mesmas avaliações da instituição, o Yaris Sedan obteve 4 estrelas tanto para adultos como crianças.

Por fim, é interessante destacar que o Onix Plus tem um conjunto mecânico ainda mais eficiente do que o presente no Yaris Sedã. O Chevrolet, com seu 1.0 turbo e câmbio automático, consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos, enquanto o concorrente precisa de 12 segundos para cumprir a mesma prova. Em termos de economia de combustível, o Yaris Sedã 1.5 CVT entrega parciais de 13 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada com gasolina, sendo que o Onix Plus LT Turbo automático não fica muito atrás, com médias de 12 e 15,7 km/l, respectivamente.

Logo, por tudo isso, creio que ao optar pelo Onix Plus LT Turbo automático você fará uma compra mais interessante.

Espero ter ajudado!

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios