Compra PCD: um Honda Fit Personal ou um Jeep Renegade Custom?
Leitora está em dúvida entre o monovolume e o SUV compacto e pediu a ajuda do Guru dos Carros

Acima o Honda Fit Personal com o pacote de acessórios opcional | Imagem: Divulgação
Qual a melhor opção de compra para pcd ? Estou em dúvida quanto ao Jeep Renegade e o Fit Personal, ambos 2018. Estava decidida ao FIT, porem me decepcionei com a estratégia da Honda ao criarem o Fit Personal, pois é necessário comprar um kit por volta de $ 5.000,00 para colocar rádio. Podem me ajudar - pergunta enviada por Cleonice Caramel
Cleonice obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
A questão que você coloca é muito interessante e nos permite refletir sobre vários aspectos.
O primeiro deles é a política de muitas montadoras que acabam deixando algumas versões de seus veículos "peladas" apenas para que eles cumpram com o teto de R$ 70.000. Isso ocorria com o Toyota Corolla e sua polêmica versão GLi tecido e permanece, de certa maneira, com o Honda Fit Personal e o Jeep Renegade Custom.
Tanto o monovolume quanto o SUV compacto ao menos merecem elogios por oferecerem os controles de tração e estabilidade em suas versões para o público PCD, bem como a comodidade do controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático), recurso muitas vezes valorizado por determinados consumidores.
O problema envolvendo o Fit Personal é que a versão sequer conta com calotas, por exemplo, exibindo uma nada agradável roda de aço com um desenho longe de ser considerado bonito. Logo, torna-se quase obrigatório adquirir o chamado "kit de personalização" para essa versão, que acaba deixando-a como um Fit LX ao acrescentar as rodas de liga leve, rádio combinado com câmera de ré e volante multifuncional.
Se a questão do sistema de som é primordial para você, é bom destacar que o Jeep Renegade Custom automático não oferece o aparelho de série e também sai de fábrica com rodas de aço, sendo que as do Renegade Custom ao menos oferecem um aspecto menos espartano do que a presente no Fit Personal básico. Logo, seja optando por ele ou o Honda você teria que instalar o rádio como acessório. Tanto o Fit como o Jeep já saem com alto-falantes de fábrica, o que ao menos ajuda com a preparação para o sistema de som.
Nesse cenário, creio que vale a pena arcar com o Fit Personal com o pacote de acessórios original de fábrica.
Já que em qualquer um dos dois você teria que pagar o custo extra do rádio, ao menos no Honda você leva mais alguns recursos interessantes como a câmera para ajudar nas manobras e as rodas de liga leve.
Saindo um pouco de nossa análise em relação ao custo-benefício, o Honda Fit entrega um conjunto ligeiramente superior ao Jeep Renegade. A bordo do Honda você vai encontrar uma cabine muito mais espaçosa, sobretudo para os passageiros no banco traseiro, bem como um porta-malas mais espaçoso.
Por fim, o Honda também conta com um conjunto mecânico mais eficiente e números de consumo melhores do que o Jeep Renegade flex. O peso menor do Fit também ajuda nessa equação.
Logo, creio que ao optar pelo Fit Personal completo você fará uma escolha mais interessante.
Espero ter ajudado!