Compra PcD: Yaris XL ou um C4 Cactus Feel Business 2020?

Leitora está em dúvida entre o hatch e o SUV e pediu ajuda para escolher o melhor modelo
Citroën C4 Cactus e Toyota Yaris

Citroën C4 Cactus e Toyota Yaris | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Olá César! Qual a melhor compra para PCD, Toyota Yaris hatch 1.3 (levando em conta que o XL Plus Tech não entra mais na categoria PCD) ou Suv C4 Cactus Feel Business da Citroën (agora em agosto teve seus itens novamente inseridos como: rodas de liga leve aro 17 polegadas, comandos multifuncionais no volante e faróis de neblina etc). Sei que a revenda do Toyota é muito melhor que o Citroen - que é um ponto a se levar em consideração, porém o Yaris não oferece nem multimídia nessa versão e também li que o consumo e potência do 1.3 não estão muito bons. Estou com muita dúvida. Pode me ajudar? Muito obrigada! - pergunta enviada por Karina 

Karina obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Sua questão é muito interessante, uma vez que nos permite ponderar o perfil do consumidor na hora de escolher determinado automóvel. 

Para atender o teto de R$ 70.000, limite para que o público PcD possa realizar a compra do automóvel com isenção do IPI e ICMS, muitas marcas costumam retirar vários equipamentos de determinados modelos com o objetivo de equalizar seu preço dentro da faixa em questão. 

O Citroën C4 Cactus na versão Feel Business 2020 é um dos raríssimos SUVs compactos destinados ao público PcD que não ficou muito "pelado", preservado itens valorizados por muita gente como é o caso da central multimídia, piloto automático, rodas de liga leve, controles de tração e estabilidade, entre tantos outros presentes no modelo. 

O Toyota Yaris, por sua vez, só pode ser adquirido na compra com isenção na versão XL, que perdeu as rodas de liga leve na linha 2020 bem como o retrovisor interno eletrocrômico. Nessa configuração o modelo oferece apenas rádio de série, preserva os controles de tração e estabilidade e chega a oferecer até mesmo o sistema de acendimento automático dos faróis como um diferencial. 

Em termos mecânicos, o Yaris 1.3 CVT é mais eficiente que o C4 Cactus 1.6 aspirado com a transmissão automática de 6 marchas, alcançando parciais de até 13,1 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada com gasolina, enquanto o Citroën não vai além dos 10,4 e 13 km/l, respectivamente. Sobre o desempenho, os dois modelos são bem equivalentes. 

Eu noto pela sua pergunta, Karina, que a questão dos equipamentos é algo importante para você então nesse contexto creio que é mais interessante optar pelo Citroën C4 Cactus Feel Business. 

Mesmo o Yaris tendo toda a reputação da Toyota a seu favor e um conjunto mecânico bem moderno e equilibrado, de fato o modelo deve bastante em itens de série e esta não é uma versão que tende a contar com maior liquidez na hora da revenda, ao contrário das configurações XL Plus Tech em diante. 

Logo, creio que ao optar pelo C4 Cactus Feel Business você fará uma escolha mais racional e que tende a lhe agradar mais no uso cotidiano graças ao nível de equipamentos superior. 

Espero ter ajudado!  

 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru