O que é melhor agora: comprar um 0 km, alugar ou optar por um carro usado?

Leitora precisa de um automóvel no momento e também está em dúvida entre um Fiat Argo Trekking 0 km ou um Honda WR-V seminovo
Qual carro escolher?

Qual carro escolher? | Imagem: Reprodução internet

Olá! Não tenho carro e, por questão de trabalho, preciso adquirir um carro nesse momento. Vale mais a pena comprar um seminovo ou algum 0km disponível a pronta entrega (já que não tenho como entrar em fila de espera sem data definida)? Estou na dúvida ainda sobre a possibilidade de "assinatura de carro". Como é um carro para pegar a estrada com frequência, pois trabalho em outra cidade, quero um carro mais alto, econômico e de baixa manutenção. Estou interessada em um Honda WR-V EX 2018, FIAT Argo Trekking 0km (2021/2022). Nesse cenário, qual você acha que vai segurar melhor o valor de mercado para um futuro repasse? E esse cenário de aumento de preços mensal deve seguir até quando? Vale a pena comprar ou a assinatura seria uma opção mais adequada para esse momento? - pergunta enviada por Fernanda

Fernanda obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Muito interessante o convite para a reflexão proposta por você, uma vez que boa parte do público também pode contar com a mesma dúvida no momento. 

Começando pela parte final da sua pergunta, a previsão é que a escassez dos chips deverá avançar para 2022, com o mercado possivelmente começando a se regularizar a partir do segundo semestre do ano que vem.

Com isso, ainda teremos que lidar por pelo menos mais um ano com o cenários de longas filas de espera e reajustes constantes no preço tanto de veículos 0 km como usados e seminovos. 

A opção por alugar ou assinar um carro, Fernanda, também vai muito mais do seu perfil de consumo. 

Colocando no papel, você não terá nenhuma vantagem financeira, mas ganha no alívio de não ter de lidar com as questões burocráticas que envolvem a posse de um automóvel, como a gestão de documentos, manutenção, aquisição de seguro, entre outros pontos. 

Dependendo da locadora ou da fabricante, também resta saber se mesmo os veículos disponíveis para a modalidade de assinatura poderão ser encontrados a pronta entrega. 

Logo, Fernanda, creio que, considerando sua necessidade de contar o quanto antes com um carro, seria mais interessante considerar a aquisição do Honda WR-V seminovo ou do Fiat Argo, modelo que pode ser encontrado em estoque na configuração Trekking 1.3 em sua linha 2022. 

Entre as duas opções, o Fiat se destaca por um fator muito importante: a presença dos controles de tração e estabilidade de série, importante dupla de segurança ativa que era ausente até então no WR-V 2018. 

O Argo Trekking entregará a maior altura em relação ao solo que você deseja encontrar em seu próximo carro e ele também é muito eficiente com o motor 1.3 Firefly sob o capô.

O hatch conta com desempenho bastante adequado e coerente com sua proposta e o consumo de combustível é comedido. 

Bem interessante do ponto de vista do custo-benefício, o Argo Trekking também sai de fábrica com central multimídia, sensor de estacionamento, trio elétrico, ar-condicionado, entre outros itens. 

Logo, ponderando os diferentes aspectos que a atual situação do mercado impõe, creio que ao optar pelo Fiat você fará uma escolha mais racional. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru