Boa noite, Guru dos carros! Estou em um tremendo dilema que tem consumido minhas noites de sono. Tenho um Renault Kwid Intense ano 2019, que serve perfeitamente a mim e minha esposa. No entanto, com a minha família aumentando, gostaria de trocá-lo em um SUV. Pensei em continuar na Renault porque gostei da marca e ficar com o Captur. No entanto, seus preços ainda estão elevados (por volta de 86 a 90mil). Em comparação com o novo Duster, que tem muito mais itens de série e acessórios pelo mesmo valor. Andam algumas notícias na internet, que o Captur pode passar por renovação entre o final do ano e início de 2021. A questão é: vale a pena adquirir um captur por 84 mil ou aguardar a nova versão atualizada? Sou leitor do site e sempre leio suas matérias. Valeu, um abração! - pergunta enviada por Roger

Roger obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

O seu raciocínio é correto e preciso , sendo altamente recomendável aguardar pelo facelift do Renault Captur. 

As atualizações que o modelo vai receber por aqui deverão seguir em grande parte o que foi revelado em maio deste ano na Rússia

Externamente, o Captur vai receber aprimoramentos bem discretos, com destaque para uma nova grade dianteira, faróis com iluminação full-LED dependendo da versão, rodas de liga leve aro 17" com novo desenho, entre outros itens. Por dentro, a grande novidade será a introdução da central multimídia Easy Link, com tela ligeiramente maior do que a atualmente oferecida pelo Captur hoje em dia, alcançando 8" no modelo renovado. 

Talvez o atributo mais interessante que virá em conjunto com o facelift do Captur aqui no Brasil será a introdução do motor 1.3 TCe (com turbo e injeção direta) na gama nacional da Renault. Trabalhando em conjunto com uma caixa automática CVT, a dupla deverá proporcionar ótimo desempenho e consumo equilibrado ao modelo. 

Atualmente, tanto o Duster como o Captur carecem de conjuntos mecânicos mais avançados, com os dois SUVs deixando a desejar no quesito eficiência. 

Talvez, Roger, até mesmo o Duster possa receber o motor 1.3 turbo no médio prazo, por esse motivo vale a pena sim esperar pelo menos até o ano que vem para comprar um SUV compacto da marca. 

Considerando os preços atuais das versões topo de linha de Captur e Duster, a motorização turbo não deverá representar um acréscimo tão grande em termos de valor e o retorno em comportamento dinâmico será enorme. 

Logo, vale a pena sim ter um pouco de paciência e esperar até 2021 para realizar a substituição de seu Renault Kwid atual. 

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios