Comprar um Toyota Corolla XEi 2016 ou aguardar o novo VW Virtus?
Leitor quer um carro mais espaçoso e pediu a opinião do Guru dos Carros

Volkswagen Virtus 2018 | Imagem: Divulgação
Olá... Guru! Estou pensando em comprar uma carro sedan na faixa de até 75 mil (a família aumentou). Depois de analisar bem as opções, fiquei na dúvida entre o seminovo Toyota Corolla XEI (2015/2016) e o Novo Volkswagen Virtus Comfortline que chega às concessionárias em janeiro com essa estimativa de preço.Visto que o Virtus é a sua versão sedan, fiz o test drive no novo Polo e achei o carro excelente com um motor espertíssimo. Também já andei no Corolla XEI e dispensa comentários, conforto e espaço interno incríveis. Por isso a dúvida não sai da cabeça.Para te ajudar a me ajudar (!), esses são os pontos que considero mais importantes: motorização, conforto e espaço interno, conectividade, custo de manutenção, valor de revenda, segurança (mais importante) Desde já, agradeço.Valeu!! - Pergunta enviada por André Alves
André obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Considerando a sua necessidade de espaço e todos os itens que você considera importante, recomendo a você optar pelo Volkswagen Virtus.
Já tive a oportunidade de conhecer o modelo na apresentação prévia do Virtus para a imprensa especializada e o modelo particularmente me agradou muito. Além das formas muito proporcionais, o design equilibrado e moderno e a concepção moderna de seu projeto de uma maneira geral, o crescimento de 8,5 cm no entre-eixos do Virtus em relação ao Polo ampliou consideravelmente o espaço interno, algo que será fundamental levando em conta sua necessidade de mais espaço com a ampliação da família.
Ponto positivo do Virtus também reside para o porta-malas. Com 521 litros, ele terá um dos maiores compartimentos do segmento, superando com folga os 470 litros do Corolla. Baseado na moderna arquitetura modular da Volkswagen, no caso a MQB, o Virtus também será beneficiado com o mesmo alto nível de segurança que notamos no Polo, outro ponto valorizado por você, André. Graças ao amplo uso de aços alta resistência, como alguns elementos com a conformação a quente, o sedã deverá repetir o excelente feito do Polo no que diz respeito à proteção do ocupantes. Vale a pena destacar que o Corolla só recebeu o reforço dos 7 airbags e os controles de tração e estabilidade a partir da linha 2018, portanto o modelo seminovo não conta com o nível de proteção superior que esses equipamentos proporcionam. O Virtus, assim como o Polo, contará com os 4 airbags de série e os controles de tração e estabilidade de série nas versões com o motor 1.0 TSI como é o caso da versão Comfortline.
Falando sobre a motorização, o propulsor 1.0 com turbo e injeção direta é exemplar. Basta citar que, mesmo com a metade do deslocamento ele consegue entregar até mais torque do que o Corolla. O 1.0 TSI alcança até 20,4 kgfm, enquanto o Corolla XEi com seu 2.0 aspirado fica em 20,3 kgfm, o que nos mostra como o motor da VW é brilhante. Esse considerável volume de força representa acelerações vigorosas e ótimo comportamento mesmo quando carregado, com a vantagem do consumo extremamente baixo. O câmbio automático de 6 marchas que será aplicado na gama Virtus também trabalha muito bem, em grande parte beneficiado pela força de sobra do entregue pelo motor 1.0 turbo.
Finalizando, André, o Virtus também deverá trazer o mesmo pacote de conectividade do Polo, com a presença da central multimídia com o sistema app-conect e suporte aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto na versão Comfortline, podendo receber o equipamento mais sofisticado na versão topo de linha Highline, que acrecenta funcionalidades como o navegador integrado, sensor de aproximação, dentre outros. É um bom conjunto e você será bem atendido em termos de conectividade.
Por tudo isso, creio que optar pelo Volkswagen será uma boa opção.
Espero ter ajudado!