Comprar um VW Nivus ou aguardar o futuro SUV compacto nacional da Fiat?

Leitor menciona o utilitário esportivo derivado do Argo que deve estrear em 2021; saiba mais
Projeção artística para o futuro crossover compacto da Fiat

Projeção artística para o futuro crossover compacto da Fiat | Imagem: Kleber Silva

Tenho Jeep Renegade 2018 diesel, tô pensando em trocar tô na dúvida entre VW Nivus e o projeto da Fiat derivado do Argo - pergunta enviada por Otávio 

Otávio obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

A questão proposta por você é muito interessante e nos convida a um olhar mais direcionado ao futuro. 

Até hoje não temos os preços oficiais do Nivus, porém é um bom palpite que ele deverá atuar no mercado em duas versões com valores entre os intervalos de R$ 80 mil a R$ 100 mil nos catálogos mais completos. 

Pesam a favor do VW o estilo diferenciado, a eficiência do conjunto mecânico formado pelo motor 1.0 TSI e a caixa automática de 6 marchas, além do nível mais avançado de equipamentos e eletrônica a bordo, com destaque para itens como o alerta de colisão com frenagem autônoma e o piloto automático adaptativo. 

De qualquer forma, considerando que em um horizonte de um ano e meio, no máximo, a Fiat deverá colocar no mercado seu SUV compacto nacional, eu acho que vale a pena sim aguardar pelo produto inédito. 

Um dos pontos que sustentam essa ideia vai para o fato de que o SUV da Fiat deverá trazer sob o capô o novo motor GSE Turbo. Além da sobrealimentação, ele será equipado com um atributo de destaque que é o sistema Multiair em sua geração mais recente. Ele permite o controle tanto do tempo de abertura como do curso das válvulas, o que certamente deverá elevar o nível de eficiência do propulsor. Ainda falando sobre periféricos, a injeção direta é outro recurso importante da nova família de motores. 

Por chegar um pouco depois de alguns concorrentes diretos, é provável que o SUV da Fiat também conte com recursos extras de conectividade, conforto e segurança. Algo que vamos acompanhar mais adiante. 

De qualquer forma, se você não tem urgência em comprar ou trocar de carro, creio que é prudente aguardar pela novidade da Fiat, até mesmo pelo fato de que o SUV deverá ser conhecido já em 2021. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru