Compro um carro 1.0 manual ou migro de vez para um automático?

Leitora está em dúvida se gasta cerca de R$ 50.000 em um 1.0 ou investe mais no conforto
O câmbio automático avança ano a ano em participação no Brasil

O câmbio automático avança ano a ano em participação no Brasil | Imagem: Divulgação

Bom dia. Vou comprar um 0 km e a princípio estava optando por um carro 1.0 - mais barato e econômico (só vai ser usado na cidade e sempre tive carros desse tipo). Porém todos são com cambio manual e aí vem minha dúvida. Vale a pena esquecer esse tipo de cambio e passar para um carro com cambio automático? Cambio manual é ultrapassado, será dificil passar adiante daqui 4/5 anos?Carros 1.0 que gostei:Argos, Etios e Ka. Vendo outros segmentos Yares, e Fit. Enfim, não sei se gasto $50.000 ou se entro na faixa dos $ 60/70.000. Desde grata, grata - pergunta enviada por Ana Maria de la Iglesia

Ana obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Analisando a questão enviada por você abraçando vários aspectos, creio que vale mais a pena você gastar um pouco mais de dinheiro e optar de vez por um carro automático. 

Em especial para você que fará o uso do automóvel majoritariamente na cidade, o maior conforto proporcionado pelo câmbio automático lhe trará bem mais tranquilidade e vai aliviar parte do cansaço nos momentos em que você ficar parada em um engarrafamento. 

Além disso, modelos modernos e com bons conjuntos mecânicos, como é o caso do Toyota Yaris e o Honda Fit que você cita na pergunta, já oferecem consumo bem comedido e desempenho coerente com as propostas de cada um deles. 

Do ponto de vista do mercado, algo que você colocar em sua pergunta, sem dúvida a tendência é que a transmissão automática ganhe cada vez mais força na preferência dos consumidores. Com isso, automóveis equipados com esse tipo de câmbio terão maior liquidez no futuro, ou seja, facilidade de revenda. 

Logo, sob todos os aspectos, hoje em dia é mais interessante você usar um pouco mais de dinheiro, mas partir de vez um carro automático. O Yaris e o Fit que você cita na pergunta são duas ótimas opções, bem como o Toyota Etios automático, caso você não queira gastar muito. 

Espero ter ajudado! 

 
 
O câmbio automático avança ano a ano em participação no Brasil
 
O câmbio automático avança ano a ano em participação no Brasil
O câmbio automático avança ano a ano em participação no Brasil
 
 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru