Bom dia. Vou comprar um 0 km e a princípio estava optando por um carro 1.0 - mais barato e econômico (só vai ser usado na cidade e sempre tive carros desse tipo). Porém todos são com cambio manual e aí vem minha dúvida. Vale a pena esquecer esse tipo de cambio e passar para um carro com cambio automático? Cambio manual é ultrapassado, será dificil passar adiante daqui 4/5 anos?Carros 1.0 que gostei:Argos, Etios e Ka. Vendo outros segmentos Yares, e Fit. Enfim, não sei se gasto $50.000 ou se entro na faixa dos $ 60/70.000. Desde grata, grata - pergunta enviada por Ana Maria de la Iglesia

Ana obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Analisando a questão enviada por você abraçando vários aspectos, creio que vale mais a pena você gastar um pouco mais de dinheiro e optar de vez por um carro automático. 

Em especial para você que fará o uso do automóvel majoritariamente na cidade, o maior conforto proporcionado pelo câmbio automático lhe trará bem mais tranquilidade e vai aliviar parte do cansaço nos momentos em que você ficar parada em um engarrafamento. 

Além disso, modelos modernos e com bons conjuntos mecânicos, como é o caso do Toyota Yaris e o Honda Fit que você cita na pergunta, já oferecem consumo bem comedido e desempenho coerente com as propostas de cada um deles. 

Do ponto de vista do mercado, algo que você colocar em sua pergunta, sem dúvida a tendência é que a transmissão automática ganhe cada vez mais força na preferência dos consumidores. Com isso, automóveis equipados com esse tipo de câmbio terão maior liquidez no futuro, ou seja, facilidade de revenda. 

Logo, sob todos os aspectos, hoje em dia é mais interessante você usar um pouco mais de dinheiro, mas partir de vez um carro automático. O Yaris e o Fit que você cita na pergunta são duas ótimas opções, bem como o Toyota Etios automático, caso você não queira gastar muito. 

Espero ter ajudado! 

 
 
O câmbio automático avança ano a ano em participação no Brasil
 
O câmbio automático avança ano a ano em participação no Brasil
O câmbio automático avança ano a ano em participação no Brasil
 
 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios