Compro um Kicks PCD ou espero o Honda City 2018?
Leitor tem algumas dúvidas a respeito do SUV e pediu a orientação do Guru dos Carros

Nissan Kicks 2018 | Imagem: Divulgação
Bom dia!! Estou para pegar um carro PCD, e minha dúvida é entre o Kicks e Honda City (tenho um 2009). Ainda não consegui ver o City 2018, pois só vai sair depois do dia 15/02 aqui na minha cidade. Fiz o teste no Nissan Kicks e gostei muito. Mas tenho medo por ser um carro novo no mercado. O que vc acha entre os dois? Sei que são estilos diferentes, massss... - pergunta enviada por Miguel
Miguel obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Se você gostou do Nissan Kicks, na minha opinião vale a pena você optar por ele sim. O modelo, aliás, desponta como uma das opções mais equilibradas hoje em dia para PCD como abordei em uma análise recente.
É praticamente certo que o Honda City 2018 passe a sair de fábrica com as mesmas melhorias de segurança inauguradas pelo Fit 2018, com destaque para a inclusão dos controles de tração e estabilidade.
O ponto que gera dúvida no caso do City 2018 é qual será o posicionamento da Honda para o modelo em sua versão destinada ao público PCD. No caso do Fit, a Honda criou a versão Personal, uma configuração no mínimo estranha já que sequer conta com calotas (!) de série e acaba por forçar os interessados a adquirir um pacote de acessórios que praticamente converte o Fit Personal em um Fit LX.
O Nissan Kicks em sua versão S Direct já conta com os controles de tração e estabilidade e ainda oferece rádio com comandos no volante, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, dentre outros itens. O Kicks S Direct está longe de sobrar em equipamentos, mas dentro do universo de SUVs para a compra com isenções até que ele se destaca. O acabamento interno do Kicks S Direct, contudo, é simples demais e denota claramente onde a marca conseguiu reduzir os custos para a produção do modelo.
Entendo a sua preocupação com relação ao mercado, Miguel, porém destaco que hoje em dia o Kicks é o modelo mais vendido da Nissan no Brasil. Essa boa aceitação dele por aqui ajuda na liquidez na hora da revenda bem como controla sua desvalorização.
O Kicks já conta com um ano e meio de mercado, uma vez que chegou às concessionárias brasileiras em julho de 2016 ainda oriundo do México. A nacionalização ocorreu no meio do ano passado, o que ampliou o leque de versões do modelo.
Particularmente o Kicks me agrada pelo conjunto muito equilibrado. Ele entrega espaço interno suficiente para 4 adultos e um porta-malas na média do segmento, com 432 litros de capacidade. O modelo é impulsionado pelo motor 1.6 16V trabalhando com o câmbio automático CVT, que, se não confere ao Kicks um desempenho estonteante, ao menos ele não é apático nas acelerações e retomadas e ainda consegue entregar médias de 11,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina.
Por tudo isso, Miguel, ao optar pelo Kicks creio que você fará uma boa compra.
Espero ter ajudado!