Confiabilidade, segurança, espaço e desempenho: Citroën C4 Cactus ou Jeep Renegade?

Leitor está em dúvida entre os dois SUVs compactos e pediu a nossa ajuda para definir a escolha
Jeep Renegade e Citroën C4 Cactus

Jeep Renegade e Citroën C4 Cactus | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Nos quesitos: confiabilidade, segurança, espaço e desempenho, qual carro seria o mais indicado? O C4 Cactus ou o Renegade. Da Jeep? - pergunta enviada por Adenilson 

Adenilson obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Como você não cita uma versão específica ou faixa de preço dos dois modelos, vou fazer uma análise mais geral dos dois SUVs. 

Começando pela questão da segurança, vale a pena citar que o Jeep Renegade levou cinco estrelas tanto na proteção de adultos como crianças quando foi avaliado pelo Latin NCAP, portanto uma excelente referência. Infelizmente a instituição até o momento não avaliou o Citroën C4 Cactus, portanto não conseguimos ter uma noção exata de como o SUV da marca francesa se sairia na mesma avaliação. De qualquer forma, o C4 Cactus e o Jeep Renegade oferecem os controles de tração e estabilidade em todas as suas versões automáticas. 

Seguindo para os demais critérios, que passam a ter caráter subjetivo, o C4 Cactus consegue oferecer uma cabine mais espaçosa, em especial para os passageiros do banco traseiro graças ao seu entre-eixos mais generoso, quando comparado com o Jeep Renegade. Porta-malas não é o forte de nenhum dos dois modelos citados aqui, sendo que os dois oferecem 320 litros de capacidade em seus respectivos compartimentos. De qualquer forma, pela cabine ligeiramente melhor, o modelo da Citroën sai na frente no quesito espaço. 

Em termos de confiabilidade, as duas fabricantes concedem três anos de garantia para seus modelos, o que também coloca a dupla em pé de igualdade. 

Partindo para o desempenho, o Citroën C4 Cactus é uma pedida mais interessante quando falamos das versões mais acessíveis com câmbio automático, uma vez que, devido ao seu peso elevado, o Renegade 1.8 flex automático fica devendo em performance e o consumo, mesmo com recursos como o start-stop, é mais elevado em relação ao Citroën. 

Olhando para os catálogos topo de linha de Renegade e Cactus, o Jeep se destaca pela ótima disposição proporcionada pelo motor 2.0 turbodiesel e também é um dos raros SUVs compactos a oferecer tração 4x4 com esta motorização, porém exige que você gaste ao menos R$ 134.990 na versão Longitude com o conjunto mecânico citado aqui. O C4 Cactus topo de linha, por sua vez, é bem mais acessível, sendo tabelado em R$ 101.090 na configuração Shine Pack e traz como destaque a excelente performance oferecida pelo motor 1.6 THP. Com turbo e injeção direta, ele impulsiona o C4 Cactus topo de linha de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos, um número não alcançado por seus concorrentes de mesma categoria. 

Portanto, seguindo os critérios estabelecidos na pergunta e colocando lado a lado os modelos de Jeep e Citroën, o C4 Cactus entrega um conjunto mais equilibrado. 

Espero ter ajudado! 

 

 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru