Boa tarde, estou na dúvida em trocar minha Chevrolet Equinox premier 2018, por um Volkswagen Jetta GLi ou um Honda Civic Touring, qual deles é melhor em uma futura venda? Agradeço desde já - pergunta enviada por Alexandre 

Alexandre obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Apenas para contextualizar nosso público, hoje encontramos o Volkswagen Jetta GLI tabelado em R$ 144.990, sendo que seu principal apelo reside no motor 2.0 turbo de 230 cv e o câmbio de dupla embreagem com 6 marchas, que impulsionam o sedan de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. Versão topo de linha do modelo, o Jetta GLI também agrada pelo bom pacote de itens de série, com destaque para os faróis de LED, rodas de liga leve aro 18", 6 airbags e diferenciais como o piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, banco do motorista com regulagem elétrica, seletor do modo de condução (que permite alternar entre as calibrações Eco, Normal, Sport e Individual), entre outros. 

O Honda Civic Touring, por sua vez, é mais barato e custa R$ 134.900, mas também deve muitos recursos presentes no Jetta GLI. Não encontramos no Honda, por exemplo, nenhum assistente de condução mais avançado como o piloto automático adaptativo ou o alerta de colisão com frenagem automática. A única "exclusividade" do Civic Touring, por assim dizer, vai para o sistema LaneWatch, que ajuda a reduzir os pontos cegos no retrovisor direito graças a uma câmera ali posicionada. O motor 1.5 turbo presente no Civic Touring é menos extremo que o 2.0 presente no Jetta GLI, mas confere ao sedan da Honda um elevado nível de eficiência. O Civic Touring pode não "andar junto" com o Jetta GLI, mas consome bem menos e seu desempenho fica acima da maioria dos rivais com motores 2.0 de aspiração natural. 

Eu creio que o Jetta GLI seria a escolha mais próxima do seu Chevrolet Equinox atual se considerarmos apenas a performance, mas, do ponto de vista comercial, como você pede para que eu analise na pergunta, creio que ao optar pelo Civic Touring você estaciona na garagem de casa um modelo com melhor liquidez e revenda mais fácil no futuro. 

O Civic Touring, ao contrário do Jetta GLI, não apela tanto para a questão emocional como o Jetta GLI. Por ser um modelo orientado para o bom desempenho, o VW é um modelo que chega ao mercado de usados com muitas restrições devido ao seu perfil esportivo. É algo que ocorre com o Volkswagen Golf GTI, por exemplo. Outro ponto é a reputação do Honda Civic no segmento de sedans médios. Como hoje ele só perde para o Toyota Corolla em termos de participação em vendas, os modelos de marcas japonesas estão muito consolidados na categoria. 

Logo, no ótimo duelo reunido aqui, o Volkswagen Jetta GLI entrega um conjunto superior em todos os aspectos para quem busca esportividade em seu próximo carro, mas se a ideia é ter uma boa "moeda de troca" sobre quatro rodas, então o Civic Touring é uma pedida mais interessante. 

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios