César, tenho um Fiat Bravo e estou na dúvida entre um corolla XEI 2016 ou um virtrus 1.0 turbo 2019. Minha dúvida em relação aos dois seria a desvalorização daqui a 2 ou 3 anos? - pergunta enviada por Katyelle 

Katyelle obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Sua questão é bem interessante, uma vez que nos permite analisar várias questões envolvendo o universo de modelos novos e usados. 

Se você optar pelo Toyota Corolla XEi 2016 certamente estará levando a versão mais procurada do modelo para casa, o que ajuda na liquidez na hora da revenda bem como controla a desvalorização. O Corolla é um carro com excelente aceitação no mercado e sempre terá compradores interessados em adquirir o sedan. Outro ponto favorável em relação a optar por uma unidade seminova é que você já vai pagar o preço do modelo após a depreciação inicial maior, que geralmente ocorre no primeiro ano ao se retirar o carro da concessionária. 

A grande questão, Katyelle, é que, por outro lado, ainda neste ano teremos a estreia da nova geração do Corolla no Brasil, o que certamente vai colaborar para reduzir um pouco o valor do modelo atual, inclusive entre os carros usados. 

É bom destacar, no caso do Volkswagen Virtus, que o sedan compacto da marca alemã também está recebendo uma ótima aceitação por parte do mercado, o que, inclusive, colabora para que ele seja um dos modelos menos desvalorizados do país hoje em dia, fato que abordamos no Autoo

O Virtus ainda traz um conjunto mecânico mais eficiente em relação ao do Corolla XEi, bem como um projeto mais moderno, com destaque para a excelente plataforma MQB e o ótimo nível de segurança, comportamento dinâmico e taxas menores de ruídos e vibrações que essa avançada arquitetura proporciona. 

Logo, é importante colocarmos na balança dois pontos fundamentais para a escolha entre os dois modelos: se você quer meramente preservar o capital gasto na compra do carro, o Corolla XEi 2016 é o que mais vai colaborar para isso, uma vez que você já vai pagar por ele o valor de mercado atual, sobre o qual incidiu grande parte da desvalorização. O Virtus TSI, por sua vez, pode incorrer em uma perda financeira um pouco maior por ser um modelo mais novo, mas, em termos de desvalorização, como mostra a reportagem, ele é um dos mais comedidos do segmento. 

Portanto é bom você levar tudo isso em mente. Levando em conta os produtos em si, creio que hoje o VW Virtus com a motorização 1.0 TSI é a pedida mais interessante. 

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios