Olá! Eu eu quero vender um Audi A3 Attraction 1.4, 2014/2014 e comprar um Honda HR-V 2016. Você acha que é uma boa troca? São carros completamente diferentes! Eu gosto do Audi A3 mas, a desvalorização dele no mercado está me preocupando. O que você me aconselha fazer? - pergunta enviada por Sonia Gantois

Sonia obrigado por compartilhar sua dúvida conosco aqui no Guru dos Carros! Espero ajudá-la da melhor forma possível. 

O Audi A3 é um modelo excelente, contudo você deve estar sentindo uma desvalorização muito alta em especial por se tratar da versão com motor 1.4. É natural que no segmento de luxo as configurações mais equipadas e potentes sejam as de maior procura. Logo, na gama A3, os modelos 1.8 são os que apresentam maior liquidez entre os usados e, com isso, perdem menos valor.

De qualquer forma, um automóvel importado da classe do Audi A3 sempre registrará uma desvalorização bem superior em relação a um carro nacional, é bom destacarmos isso.  

O Honda HR-V, por sua vez, na minha opinião é o melhor SUV compacto do mercado. Não é barato, mas seu projeto é muito bem resolvido, oferecendo bom espaço espaço interno, porta-malas generoso e um conjunto mecânico que se destaca frente os rivais. O HR-V é líder em vendas no segmento e, também aparado pela boa reputação da marca, sua desvalorização tende a ser mais comedida, bem como é esperada uma alta liquidez no mercado do usados. 

Sinceramente, Sonia, eu não trocaria o Audi A3 pelo Honda HR-V tendo apenas como motivo principal a desvalorização.

O Audi pode perder valor acima da média, porém o que ele lhe entrega em termos de eficiência, graças ao ótimo motor 1.4 turbo e o câmbio de dupla embreagem com 7 marchas, o HR-V não conseguirá chegar perto. Como você bem deve saber, o A3 anda muito bem e o consumo é baixo, auxiliado inclusive pelo start-stop, recurso ausente no Honda. A qualidade de acabamento e montagem do Audi também são próprias de um carro premium.

É isso, Sonia, espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios