Devo trocar um Honda Fit 2012 por um Hyundai Creta?

Leitora está com a questão acima e pediu a orientação do Guru dos Carros; confira análise
Honda Fit 2013

Honda Fit 2013 | Imagem: Divulgação

Sou PCD. Tenho um Honda/Fit, há seis anos. Nunca tive problemas com ele. Tudo de bom. Agora vou comprar um novo. Estou em dúvida entre um Creta e outro Fit. O Fit nesses 06 anos teve pouca desvalorização e nunca deu problemas a questão é que queria dar uma inovação mas tenho medo da desvalorização e de peças caras - pergunta enviada por Marilsa Ariozi 

Marilsa obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

De fato o Honda Fit é um modelo com ótima reputação no mercado brasileiro, mérito de seu projeto muito inteligente, com uma cabine ampla e versátil, e um conjunto mecânico sempre muito robusto e eficiente. Com uma boa procura e clientes fiéis ao longo dos vários anos que está em nosso mercado, o Fit conquistou boa liquidez e baixa desvalorização na hora da revenda, algo comprovado por nossa leitora. A reputação da marca japonesa no Brasil, assim como ocorre com a Toyota, também ajuda nesse aspecto.

Na mesma linha do Fit, muitos atributos são compartilhados pelo Hyundai Creta. Nos últimos anos, a Hyundai tem provado construir modelos de muita qualidade do ponto de vista da robustez de seus projetos, tanto é que oferece 5 anos de garantia aos seus automóveis. Colecionando bons números de vendas entre os SUVs compactos, o Creta certamente é um modelo que terá boa procura no mercado de usados e, assim como o Honda Fit, uma desvalorização mais controlada. Uma recomendação, contudo, se você deseja essas duas qualidades citadas anteriormente, é mais recomendável optar pelo Hyundai Creta na sua versão topo de linha Prestige, que conta com motor 2.0 16V e alto nível de equipamentos de conforto. Essa é uma das versões mais procuradas do Creta hoje em dia pelo público nas concessionárias e certamente será aquela preferida pelo mercado de usados alguns anos no futuro. 

Em termos de custo de manutenção, incluindo aí revisões e peças, o Creta é bem equivalente nesse aspecto ao Fit, sendo que você não vai notar uma diferença muito grande entre ambos. 

Se você aceita uma sugestão e não está com muita pressa para trocar de carro, Marilsa, talvez também seja interessante aguardar pela estreia no mercado do Volkswagen T-Cross. A novidade chegará ao mercado entre abril e maio do próximo ano e deverá se destacar por trazer um conjunto mecânico mais interessante que o do Hyundai Creta, com destaque para o 1.0 TSI e o 1.4 TSI, ambos com turbo e injeção direta. Esses propulsores deverão permitir ao T-Cross entregar nível de desempenho superior com um consumo de combustível bem menor em relação ao que encontramos hoje em dia em muitos SUVs compactos. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru