César, boa noite! Compensaria trocar um Honda WR-V EXL 2019/20 com 800 quilômetros rodados por uma nova Renault Duster Iconic CVT 2021 zero quilômetro? - pergunta enviada por Joaquim 

Joaquim obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Creio que, se o seu Honda WR-V atual está lhe atendendo em termos de espaço interno e porta-malas, vale mais a pena preservar o seu carro atual por mais tempo. 

Hoje em dia com preço gravitando nos R$ 90.000, o Renault Duster em sua configuração topo de linha Iconic traz alguns diferenciais, como o alerta de pontos cegos nos retrovisores e o sistema de câmeras ao redor do veículo. Também conta a favor do SUV seu visual mais robusto, com boa altura em relação ao solo e ângulos de ataque e saída generosos. O amplo porta-malas de 475 litros, que supera com folga o do WR-V, projeta o Duster como o SUV compacto com o maior compartimento de bagagens na categoria. 

Entretanto, o Duster Iconic desliza em alguns pontos, como a ausência dos 6 airbags de série. O conjunto mecânico formado pelo motor 1.6 16V atuando em conjunto com o câmbio automático CVT não encanta em termos de desempenho e o consumo do Duster Iconic é apenas razoável, mesmo tendo o auxílio de recursos como o start-stop. É curioso que a Renault investiu pesado na renovação do modelo, porém ele preserva algumas peculiaridades bem anacrônicas como o fato do motor 1.6 SCe ainda depender de um tanquinho de gasolina para a partida a frio. A Renault promete que vai corrigir essa questão na próxima atualização do SUV, talvez adotando o sistema de aquecimento dos bicos injetores como ocorre nos concorrentes diretos. 

Em termos mecânicos, o WR-V também segue a mesma receita do Duster ao optar por um motor de menor deslocamento (1.5 16V) ligado a uma caixa CVT, porém, como o Honda é menor e mais leve, suas respostas dinâmicas são mais aceitáveis, bem como o consumo registrado pelo crossover é menor em relação ao Renault. Em termos dinâmicos, temos também no WR-V um modelo mais equilibrado e estável ao volante. Por ser mais alto, o Duster acaba inclinando em demasia a carroceria em algumas curvas, algo que exige uma certa cautela do motorista. 

Por fim, vale a pena destacar a excelente arquitetura que sustenta os projetos de Fit, WR-V, City e HR-V, a qual permite um aproveitamento ímpar de espaço na cabine, além de notável versatilidade e conforto para 5 adultos. O porta-malas do WR-V (363 litros) não se equipara ao do Duster, mas os passageiros encontram no Honda um habitáculo com maior área livre em especial para os passageiros dos assentos traseiros. 

Logo, colocando os atributos positivos e negativos de cada um dos dois modelos, creio que o Honda WR-V ainda é um modelo interessante mesmo quando comparado a um SUV compacto como é o caso do Duster.   

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios