Olá Guru, to sempre lendo suas publicações, muito massa mesmo. Minha questão é a seguinte: tenho um HB20X manual ano 2015(porém adquiri no inicio de 2016), a Hyundai me deu, ao invés de 05, 06 anos de garantia. Hoje, porém, tô pensando em trocá-lo, ele tá com 31 mil Km rodados, a questão é que o seguro ta ficando caro, no quesito combustível tb não é dos melhores, especialmente na cidade, as manutenções estão em dia. To querendo trocar por um Etios 1.5 completo automático talvez, verifiquei q o Etios, mesmo não sendo lindo, é super econômico, boa dirigibilidade, o seguro tb é mais em conta, bem como as manutenções. E aí guru, vc acha q devo fazer essa troca? Abçs - pergunta enviada por Antoniel de Souza 

Antoniel obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Creio que vale a pena e será interessante sim você fazer a troca do Hyundai HB20X pelo Toyota Etios novo pensando na economia de combustível e no custo de propriedade de uma forma geral. 

Como você cita na pergunta, de fato o design e até mesmo o acabamento interno não são os pontos fortes do Etios, mas o modelo se destaca pelo conjunto mecânico bem resolvido. O motor 1.5 16V é bem construído e eficiente, ajudando para que o modelo, mesmo com uma transmissão automática de apenas 4 marchas, consiga entregar ótimas médias de consumo e desempenho adequado com sua proposta. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o Etios 1.5 automático é capaz de alcançar médias de 11,9 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, ambas com gasolina, porém não é difícil, na prática, superar esses números. 

Outro ponto positivo do Toyota Etios a partir da linha 2019 é que ele conta com os controles de tração e estabilidade, fazendo dele um dos hatches compactos de entrada mais seguros da categoria. 

O Etios ainda conta com bom nível de espaço interno e um porta-malas na média dos concorrentes.  

De fato o Hyundai HB20X, apesar de ser um modelo com várias qualidades, apresenta um consumo ligeiramente elevado. Além de mais econômico, o Etios X Plus 1.5 automático ainda conta com um custo de manutenção (revisões e peças) tão competitivo quanto o Hyundai HB20X.  

Para acomodar a chegada do Toyota Yaris, a fabricante japonesa simplificou o catálogo de versões do Etios, que agora custa R$ 62.190 no catálogo X Plus 1.5 automático, que já conta com os principais itens de conforto e comodidade. 

Por tudo isso, creio que ao optar pelo Toyota Etios você fará uma boa escolha. 

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios