Devo trocar um Kicks SL 2017 por um Renegade Longitude 2018?

Leitora está em dúvida sobre efetuar ou não a migração de modelo e pediu uma análise do Guru
Jeep Renegade 2018

Jeep Renegade 2018 | Imagem: Divulgação

Boa noite confio muito na sua opinião e vim tirar essa dúvida que me rodeia a dias. Hoje tenho um Kicks SL 16/17 Automático e sou louca pelo Jeep Renegade Longitude 1.8 automático, vale a pena essa troca? - pergunta enviada por Fabiana 

Fabiana obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Que o Jeep Renegade tem seus pontos positivos isso é inegável, com destaque para o bom acabamento e o visual robusto. Contudo, eu não recomendaria a troca do seu Nissan Kicks atual pelo modelo de entrada da Jeep em razão de um ponto onde o Renegade deixa a desejar: a falta de eficiência de seu conjunto motor e câmbio atual, no caso representado pelo motor 1.8 flex. 

O Jeep Renegade traz uma estrutura mais reforçada, em especial por conta das versões diesel e sua maior disposição para o uso off-road, porém isso resulta em um peso muito elevado, superando praticamente todos os rivais diretos. Se nas configurações 2.0 turbodiesel o torque de sobra (mais de 35 kgfm) consegue lidar melhor com esse traço do projeto do Renegade, as versões 1.8 flex têm o desempenho e o consumo fortemente sacrificados por conta dessa estrutura muito pesada. 

Na escola japonesa, por sua vez, a questão da massa de um veículo é sempre levada em conta e toda a concepção de sua carroceria e demais elementos foi pensada para o máximo alívio de peso, tanto que ele é um dos mais leves da categoria. Mesmo com um motor de potência e torque não muito altos, você deve notar que o consumo do Kicks é comedido, bem como seu desempenho pode não surpreender, mas é bem coerente com a proposta do SUV compacto. 

Talvez, Fabiana, o Renegade flex melhore muito com a futura chegada dos propulsores turbo bicombustíveis na linha Jeep, algo que deverá ocorrer a partir do ano que vem. Como esses motores geralmente entregam maior torque a baixas rotações, as respostas dinâmicas do modelo deverão melhorar consideravelmente, assim como o consumo tornar-se mais equilibrado. 

Logo, no momento, creio que é mais prudente você preservar o seu Kicks atual e aguardar a chegada dos aprimoramentos mecânicos na gama Fiat Chrysler. 

Espero ter ajudado!  

 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru