Diante das novas regras, qual é a melhor opção de carro para PcD atualmente?

Leitor deseja trocar seu Honda Fit atual e pediu nossa opinião
Qual é a melhor opção de compra para PcD no momento?

Qual é a melhor opção de compra para PcD no momento? | Imagem: Reprodução internet

Olá, César, boa tarde. Com as recentes alterações na legislação de IPI, equiparando o teto ao do ICMS ou seja R$ 70.000,00 para ambas isenções, Qual a melhor opção de compra hoje para PCD, considerando que não tenho necessidades especiais como por exemplo espaço. etc. Atualmente eu tenho um Honda Fit 2016 e vou trocar nos próximos meses, só preciso de um carro confiável porque gosto de passear, ando em média 20 mil km por ano. Obrigado pela ajuda - Francisco

Francisco obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Curiosamente hoje mesmo fiz um texto no AUTOO onde abordo quais são as sete opções que o público PcD encontra hoje no mercado para realizar a compra com isenção. 

É fato que o leque de opções tornou-se bem restrito em especial após a decisão da administração federal de estabelecer um teto para a isenção do IPI. 

Considerando os modelos com versões abaixo de R$ 70.000 destinados ao público PcD, hoje o Renault Logan Zen surge como a opção mais equilibrada. 

O sedã compacto traz um conjunto mecânico convencional, porém eficiente graças à presença da transmissão automática CVT e um motor 1.6 16V de concepção moderna. Ainda conta a favor do Logan para PcD o nível de segurança elevado proporcionado pelos 4 airbags de série em conjunto com os controles de tração e estabilidade. 

Outro ponto é que o custo-benefício do Logan é bastante favorável em relação aos demais modelos. Após as isenções, seu preço é bastante competitivo e ele traz ainda equipamentos importantes como a central multimídia, sensor de estacionamento e rodas de liga leve aro 16". 

Caso você considere o sedã um pouco exagerado em termos de tamanho, uma saída hoje em dia seria o Chevrolet Onix. 

Os pontos fortes do hatch compacto englobam a eficiência do motor 1.0 turbo, os 6 airbags de série e também o ESP figurando como itens de fábrica no modelo. O Onix em seu catálogo para PcD não traz central multimídia, mas ao menos conta com rádio. 

De qualquer forma, creio que ao optar pelo Renault ou o Chevrolet você estará a bordo de dois modelos que vão lhe oferecer bastante conforto em seus deslocamentos na cidade ou na estrada. Ambos também contam com mecânicas confiáveis. O Onix traz como vantagem o desempenho superior aliado ao menor consumo, enquanto o Logan oferece custo-benefício mais favorável sobretudo pela generosa lista de equipamentos. 

Basta, com isso, você fazer um bom test-drive nos dois carros e ver qual é mais adequado às suas necessidades ou gostos particulares. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru