Dodge Journey ou Fiat Freemont: qual é a melhor escolha?
Leitor está em dúvida entre os dois modelos e pediu nossa análise

Fiat Freemont e Dodge Journey | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação
Olá boa noite estou em dúvida entre o carro Dodge Journey e o Fiat Freemont qual vc me indicaria, por motivo de reposição de peças seguro e tudo mais - pergunta enviada por Paulo
Paulo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Entre os dois modelos, considero bem mais interessante a compra do Dodge Journey.
O modelo se sobressai em relação ao gêmeo da Fiat sobretudo pela presença da motorização V6 sob o capô, inicialmente com o propulsor de 2.7 litros de deslocamento e, a partir de 2011, com o 3.6 Pentastar.
O Freemont, por sua vez, com o 2.4 associado ao câmbio automático devia consideravelmente em desempenho mesmo trafegando apenas com o motorista ou um passageiro, além de oferecer consumo próximo ao do Journey V6.
Uma recomendação importante: evite as primeiras unidades do Freemont (2011 até 2013) com câmbio automático de 4 marchas, uma vez que a performance e o consumo são ainda mais sacrificados.
Por se tratar de um carro familiar, que pode rodar com até 7 passageiros e deve ser usado frequentemente para viagens e deslocamentos rodoviários mais longos, a presença de um conjunto mecânico condizente com tal aplicação é fundamental.
Em termos de peças de reposição, como ambos eram importados e hoje as marcas estão sob controle da Stellantis, você não deverá encontrar dificuldades para adquirir os itens necessários para quaisquer consertos do veículo.
Sobre o seguro, se compararmos unidades 2015 dos dois produtos, teremos valores para o prêmio gravitando em R$ 5.500, portanto sem diferenças significativas entre os dois produtos. Mas é claro, como o seguro leva em conta diversas variáveis, é sempre importante você verificar o valor para o seu perfil específico com seu corretor de confiança.
Espero ter ajudado!