Dúvida em família: um Golf 2014 ou um Polo TSI 2019?

Leitora está em dúvida entre os dois modelos da Volkswagen e pediu a nossa ajuda
Acima os Volkswagen Polo e Golf

Acima os Volkswagen Polo e Golf | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Qual a melhor opção? Um Volkswagen Golf 2014 1.4 TSI Automático com 40.000km rodados ou o Novo Volkswagen Polo TSI 200 2019 com 8.000 km rodados? Qual vc recomendaria? rrrss Agradeço a ajuda! ;) - pergunta enviada por Adriana

Adriana obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!

Sua pergunta é muito interessante, uma vez que nos permite contrapor dois hatches da mesma fabricante, no caso o médio Golf e o compacto Polo. Ambos, nas respectivas gerações, compartilham a mesma plataforma MQB (em uma variação simplificada no caso do Polo) e a mesma elevada qualidade construtiva, o que rende aos dois hatches alto nível de segurança e comportamento dinâmico exemplar.

No caso do Golf citado por você, modelo 2014, é muito provável tratar-se de uma unidade alemã (verifique se ele conta com freio de estacionamento com acionamento elétrico e sistema Auto Hold), a qual chegava ao Brasil com câmbio de dupla embreagem e suspensão traseira multibraço, o que confere ainda mais eficiência e ganhos em conforto e dirigibilidade para o hatch médio.

A grande questão, Adriana, é que também precisamos levar em consideração nessa escolha os gastos que você terá com manutenção ao optar por cada um dos modelos.

Apesar de ser um carro bem mais sofisticado, o Golf em questão já conta com 5 anos de uso, portanto a tendência é que apresente custos de manutenção mais onerosos. Na medida em que a quilometragem do carro aumentar, você começará a ter custos elevados, como a troca de pneus, amortecedores, etc. Por se tratar de um carro mais caro, as peças de reposição do Golf seguem a proposta do hatch e são mais caras do que as de um compacto mais acessível como o Polo.
Logo, nesse cenário, creio que é mais vantajoso para você optar pelo Polo seminovo com apenas 8.000 km rodados.

O Polo pode figurar em um segmento abaixo do Golf e não ser tão refinado, porém ainda é um modelo muito moderno. Como dissemos acima, sua arquitetura é avançada e muito bem projetada. Além disso, o motor 1.0 TSI, da mesma família do 1.4 TSI presente no Golf, confere bom desempenho ao Polo sem esquecer do baixo consumo, o que é fundamental hoje em dia.

Logo, creio que ao optar pelo Polo você fará uma aquisição mais racional.

Espero ter ajudado!

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru