Como vai César! Estou com uma dúvida muito difícil de decidir. Comprei no final de 2014 uma Pajero TR4 – 4×4 , ano 2015. Foi grande a surpresa quando há alguns meses soube que a Mitsubishi tirou o carro de linha. Ele está agora com 8200km e ainda tem 1 ano de garantia. Estou pensando em vendê-lo agora em Novembro pois temo que ele se desvalorize muito. Nessa linha de pensamento fiz Test-Drive em três carros: MITSUBISHI – ASX 4X4 – Gasolina, JEEP RENEGADE – SPORT 4×4 – Diesel e o SUZUKI GRAN VITARA – SPORT 4×4 – Gasolina. O que fazer? 1- Será que o TR4 vai desvalorizar muito? 2- O GRAN VITARA é importado, corre-se algum RISCO de pararem de importá-lo? 3- O JEEP é Diesel, pode haver algum problema do governo mudar as regras? Desde já obrigado por sua ajuda, pois estou perdidão. - Pergunta enviada por Jorge Vecchi 

Jorge muito obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!

Em primeiro lugar vale a pena você ter em mente que, apesar do Mitsubishi Pajero TR4 ter saído de linha, é justamente no primeiro ano de um carro em que incide a maior desvalorização. Portanto, se você está gostando do modelo, vale a pena ficar mais um tempo com ele para amortizar essa depreciação inicial. Como o TR4 é um modelo de nicho bem específico, com um público cativo, a tendência é que ele ainda mantenha uma procura estável no mercado de usados, portanto a desvalorização não tende a "explodir". Logo, você pode ficar tranquilo nesse ponto.

Caso você de fato queira trocar de carro, tanto do Mitsubishi ASX como o Suzuki Grand Vitara contam com propostas parecidas. As duas marcas contam com a mesma representação no Brasil, sendo que a Mitsubishi está mais estruturada, contando inclusive com produção local. Por ser um crossover, o ASX entrega uma proposta mais urbana, enquanto o Grand Vitara trilha um caminho mais próximo ao de um SUV. Ambos são bons modelos, sendo que, entre os dois, eu optaria pelo Suzuki Grand Vitara inclusive pelo diferencial de contar com tração traseira nas versões 4x2, o que é um recurso interessante. 

Já o Jeep Renegade você faz muito bem em considerar a versão 2.0 diesel. Ela é a mais interessante do modelo na minha opinião. Ele é caro, mas se você roda muito ou viaja com frequência, a autonomia superior que o combustível proporciona vale o investimento. Dois problemas do Renegade, contudo, vão para o pouco espaço para os passageiros no banco traseiro e o porta-malas pequeno.

Resumindo, Jorge, creio que o fato do TR4 ter saído de linha não é tanto um motivo para você se desfazer do carro no momento. Caso você se sinta mais confortável, colocaria em primeiro lugar da lista o Suzuki Grand Vitara, seguido pelo Jeep Renegade Sport diesel e o Mitsubishi ASX.

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios