Dúvida entre o VW Virtus Highline e o Honda City EXL
Leitor quer partir para um sedã compacto premium e pediu a ajuda do Guru dos Carros

Volkswagen Virtus 2018 | Imagem: Divulgação
Bom dia, Guru dos Carros.Gostaria da sua ajuda, estamos com uma dúvida cruel. Nossa família gostaria de trocar de carro, hoje temos um Sandero 2015 e gostaria de migrar para um sedan premium. Fizemos um teste drive com o novo Volkswagen Virtus "top de linha" e o Honda CITY "top de linha". Neste momento qual é a melhor opção? Já descartamos as demais, inclusive o futuro cronos da fiat. A experiencia anterior com a FIAT não foi muito boa. Agradeço sua opinião - pergunta enviada por João Kjellin
João obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Hoje no contexto dos sedãs compactos premium, o Volkswagen Virtus desponta como a melhor opção.
Tomando como base as versões topo de linha de Virtus e City, no caso a Highline e a EXL, respectivamente, o Volkswagen entrega um pacote muito melhor em termos de equipamentos.
Basta dizer que o Honda City EXL, que acabou de estrear a linha 2018, não traz sequer os controles de tração e estabilidade, uma falha grave. O modelo é tabelado em R$ 83.400 nessa configuração e ao menos tenta compensar a ausência do ESP com os 6 airbags espalhados pela cabine. O sedã da Honda ainda conta, na versão EXL, com ar-condicionado automático digital, central multimídia com câmera de ré e suporte aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, piloto automático, revestimento interno de couro e um grande destaque do modelo que são os faróis com iluminação por LED para os fachos alto e baixo, além do DRL.
O VIrtus Highline, por sua vez, parte de R$ 79.990 e já traz também o ar-condicionado automático digital, piloto automático e uma central multimídia equivalente à do Honda. O modelo traz os controles de tração e estabilidade de série, bem como o reforço do bloqueio eletrônico do diferencial, portanto é muito superior em termos de segurança ativa. O Virtus Highline agrega ainda equipamentos de conveniência interessantes, como a chave presencial.
Com a diferença de preço entre o Virtus Highline básico e o City EXL, você ainda consegue colocar ótimos equipamentos no Volkswagen. É possível acrescentar, por exemplo, o pacote opcional Tech High no Virtus Highline, que traz recursos exclusivos na categoria como painel de instrumentos digital que opera de forma combinada com a central multimídia, que também agrega o navegador e câmera de ré. O pacote Tech High também traz ao Virtus Highline recursos como o sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, dentre outros.
O Virtus Highline conta com 4 airbags, mas, mesmo em relação ao City, ele mostra-se um carro tão seguro quanto. De acordo com os testes do Latin NCAP, o Virtus registrou 5 estrelas na proteção de adultos e crianças, enquanto o Honda em sua versão apenas com o airbag duplo frontal registrou 5 estrelas na proteção para adultos e 4 na proteção para crianças. É importante ressaltar que o Virtus já foi avaliado de acordo com o novo padrão mais rígido do Latin NCAP, enquanto o Honda foi avaliado em novembro de 2015.
Por fim, outro ponto forte do Virtus Highline fica por conta do motor 1.0 TSI. Graças a ele o sedã consegue acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos e entrega ótimo nível de eficiência. Apesar do desempenho superior em relação ao City, o Virtus Highline tem um consumo próximo. Enquanto o Honda entrega parciais de até 12,3 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada com gasolina, o Virtus alcança médias de 11,2 km/l e 14,6 km/l, respectivamente.
Em termos de espaço interno e porta-malas, o Virtus é um carro tão interessante quanto o City. Ambos oferecem uma ampla cabine para 5 passageiros e mesmo os ocupantes do banco traseiro viajam com muito conforto. O Virtus traz porta-malas para 521 litros de bagagem, enquanto o City armazena 536 litros, mas fica uma ressalva já que 485 litros estão disponíveis acima do assoalho e outros 51 litros logo abaixo do piso do compartimento.
Por tudo isso, João, creio que o Virtus Highline lhe entregará um conjunto muito mais interessante.
Espero ter ajudado!