Estou pensando em um Range Rover Evoque, mas tenho algumas dúvidas. Não sou bom conhecedor de carros, mas aprecio que seja macio (apesar de nossas péssimas ruas) e também não muito grande de forma que caiba na garagem. Soube por terceiros que existem carros que se regula a suspensão  em 3 estágios, seria o caso do Range? Como dirijo e ando só grande parte do meu tempo, deveria ser blindado pela falta de segurança e idade, no caso 79 anos ? Conforme me informei o Land Rover, além de ser mais confortável, tem manutenções e desvalorização menores do que o BMW X6 M? - Guilherme Costa

Guilherme em primeiro lugar obrigado por prestigiar o site com sua pergunta! Vou tentar ajudá-lo da melhor forma.

Sua dúvida principal reside sobre a compra do Range Rover Evoque, portanto estamos falando de um SUV na faixa de R$ 200.000.

O Evoque é um utilitário compacto, com 4,35 m de comprimento, porém ele é relativamente largo, com 1,90 m se considerarmos apenas a carroceria ou 2,08 m com os espelhos retrovisores externos dobrados. Contudo, falando por experiência de quem já dirigiu o modelo, ele só pede atenção na hora de manobrar, mas cabe sem problemas na maioria das vagas.

Com relação a suspensão, o Evoque tem apelo mais esportivo, portanto você poderá achar sua suspensão um pouco rígida. As opções de rodas de liga leve, que podem variar de aro 18" a 20", também tornam o modelo mais sensível às imperfeições de nossas vias. Com relação à regulagem da suspensão, o Range Rover Evoque não conta com o sistema, que pode ser encontrado no Land Rover Discovery e no Range Rover Vogue.

Na sua pergunta você faz uma comparação com o BMW X6 M. Vale a pena destacar que o modelo está em outro patamar, tanto de preço como de proposta, ambos bem mais elevados em relação ao Evoque. O X6 M é um utilitário esportivo de grande porte e alto desempenho, por isso seus custos de manutenção são mais elevados que o Range Rover Evoque.

Guilherme se você me permite uma sugestão, levando em conta que você vai dirigir a maior parte do tempo desacompanhado, por que você não considera um Volkswagen Tiguan? Ele é um SUV com porte semelhante ao Evoque, oferece ótimo desempenho e seu conjunto de suspensão lida bem com nossas vias, oferecendo mais conforto como você procura. É uma ótima opção! Além disso, o preço do Tiguan parte de R$ 120.450, o que ainda permitirá a você adquirir alguns opcionais interessantes como o "Pacote Premium" que inclui recursos como o assistente de estacionamento, faróis bixenon, dentre outros.

Caso você opte pela blindagem, o Tiguan também mostra-se bem preparado para lidar com o peso extra que a proteção acrescenta ao modelo. Considerando os números crescentes da violência em cidades como São Paulo, a blindagem pode ser recomendada até para você sentir-se mais seguro.

Espero ter ajudado!

 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios