Dúvida inevitável: Polo Highline ou partir para o recém-lançado Nivus?

Leitores estão perguntando se devem gastar mais para estacionar o novo crossover na garagem de casa
Volkswagen Polo e Nivus

Volkswagen Polo e Nivus | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Boa noite, estou na dúvida entre um VW polo highline ou VW nivus Confortline. Sou solteiro sem filhos e não sou casado, gostaria de saber qual é a melhor compra. Abracos - pergunta enviada por Anderson 

Boa noite vale apena a troca um VW Polo HL 2020 pelo o Nivus HL 2021 - pergunta enviada por Antonio 

Boa noite, VW POLO HIGHLINE ou VW Nivus Comfortline? - pergunta enviada por Roberto  

Obrigado a todos por enviarem sua pergunta e participarem do Guru dos Carros

Como os temas são os mesmos, resolvi agrupar as dúvidas do Anderson, Antonio e Roberto para respondê-las de uma só vez. O tópico, aliás, é recorrente nas perguntas que estão sendo enviadas nos últimos dias, uma prova de que o recém-lançado Nivus está mexendo com a cabeça dos consumidores. 

E, de fato, o papel do Nivus é exatamente realizar o "meio de campo" entre os segmentos de hatches compactos premium e os SUVs, tanto em termos de preço como de tamanho. O que acentua a dúvida entre Nivus e Polo é o fato dos dois modelos compartilharem a plataforma e muitos elementos técnicos e mecânicos, como o próprio motor 1.0 TSI e o câmbio automático de 6 marchas. 

Hoje o Volkswagen Polo Highline parte de R$ 86.680 se considerarmos a cor Preto Ninja e traz um robusto pacote de equipamentos. Nele destacam-se o revestimento interno de couro, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, rodas de liga leve aro 17", ar-condicionado automático digital, central multimídia que pode operar em conjunto com o painel de instrumentos digital, câmera de ré, entre outros recursos. Muitos deles estão ausentes no Nivus Comfortline. 

No lançamento, a VW anunciou um preço sugerido para o Nivus Comfortline começando em R$ 85.890, porém será necessário acompanhar até quando a marca conseguirá sustentar esse valor levando em consideração as oscilações cambiais e de mercado. 

O Nivus em seu catálogo de entrada pode não ser tão completo como o Polo topo de linha, mas a VW soube montar uma boa e equilibrada lista de itens de série para o Nivus Comfortline. Ele, por exemplo, sai de fábrica com 6 airbags, enquanto no Polo Highline encontramos 4 bolsas infláveis. Em ambos, o que é importante, temos os controles de tração e estabilidade. O Nivus Comfortline também sai de fábrica com central multimídia, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve aro 16" e a qualidade superior de iluminação proporcionada pelos faróis de LED. Logo, o Nivus Comfortline pode não ser tão completo quanto o Polo Highline, mas traz um amplo leque de equipamentos de conforto, segurança e conectividade custando até menos do que o Polo completo. 

Se o orçamento permitir, o Nivus Comfortline pode oferecer alguns assistentes de condução importantes que estão ausentes até o momento da gama Polo. Estamos falando do alerta de colisão com frenagem automática de emergência e do piloto automático adaptativo. Eles integram um pacote opcional denominado "VW Play & Tech" que também traz para o Nivus Comfortline a nova central multimídia mais avançada VW Play. Com isso, o preço do modelo sobe para R$ 89.410, o que não deixa de ser interessante pelo ganho relevante em especial no quesito segurança. 

De uma maneira geral, creio que hoje em dia o Nivus Comfortline surge como uma pedida mais interessante se comparado ao primo Polo Highline. 

Ele pode não ser tão equipado, mas não deixa de oferecer os principais equipamentos que desejamos encontrar em um modelo de mais de R$ 80 mil com algumas vantagens extras relevantes em relação ao Polo, no caso o porta-malas maior, a altura em relação ao solo ligeiramente mais elevada e, é claro, o próprio estilo diferenciado da carroceria do Nivus. Mesmo que você não seja tão fã dos SUVs, a altura em relação ao solo maior no Nivus torna mais relaxada a condução na cidade uma vez que você não precisa se preocupar tanto na hora de passar por valetas e lombadas. Bom que, no caso do crossover, não houve nenhuma perda em termos de qualidade dinâmica na comparação com o Polo. 

Por fim, ambos compartilham o eficiente motor 1.0 TSI e o câmbio automático de 6 marchas nas versões aqui consideradas. Graças ao bom torque de 20,4 kgfm, é uma mecânica bem adequada aos dois modelos para a maior do parte do uso. No Polo, por ser mais leve, temos um nível de desempenho discretamente melhor, porém não há do que reclamar das respostas do Nivus, que é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em aceitáveis 10 segundos. 

Logo, creio que ao optar pelo Volkswagen Nivus na comparação com o Polo Highline realiza-se uma escolha mais interessante. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru