Dúvida interessante: Corolla híbrido ou um VW Jetta GLI?

Leitora está em dúvida entre os dois sedans médios e pediu nossas considerações envolvendo a dupla
Volkswagen Jetta e Toyota Corolla

Volkswagen Jetta e Toyota Corolla | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Bom dia! Primeiramente gostaria de elogiar essa seção pela imparcialidade e por argumentar com fatos, as melhores escolhas. Minha dúvida é: com essa nova onda de carros híbridos, vale mais a pena eu adquirir um Corolla hybrid ou um Jetta GLI com desconto (10). Somos 2 adultos e uma criança e o uso seria misto (cidade/estrada) - pergunta enviada por Paula 

Paula muito obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Desde já agradeço por acompanhar nosso trabalho bem como os elogios ao trabalho. Contamos sempre com a sua audiência! 

Partindo para sua dúvida, eu a considero muito interessante uma vez que engloba dois excelentes automóveis, em versões com propostas bem distintas. 

Atualmente o Jetta GLI é tabelado em R$ 144.990 e oferece como seu principal destaque o excelente desempenho proporcionado pelo motor 2.0 turbo com 230 cv. Interessante destacar que o Jetta GLI concilia como poucos uma alma verdadeiramente esportiva com a praticidade de um sedan familiar, oferecendo uma cabine ampla e espaçosa para seus passageiros além de um bom porta-malas. Mesmo para o uso urbano, o Jetta GLI não é um carro cansativo como muitas vezes ocorre com algumas versões esportivas, preservando um bom nível de conforto. Temos aqui, portanto, um modelo muito versátil. 

O Toyota Corolla com propulsão híbrida, por sua vez, pode alcançar até R$ 130.990 na configuração topo de linha Altis Hybrid Premium, que vale o investimento ao contar com o pacote mais avançado de assistentes de condução. Ele engloba o alerta de colisão com frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, farol alto automático, entre outros. 

Se você não abre mão da esportividade superior do Jetta GLI, Paula, creio que é mais interessante você optar pelo Toyota Corolla híbrido. 

A bordo do sedan eletrificado você terá uma grande vantagem que é eficiência muito superior do conjunto propulsor híbrido. Como, em média, os deslocamentos urbanos respondem por 60% da quilometragem anual percorrida por um automóvel, você vai constatar uma notável redução no gasto com combustível além de colaborar com o meio-ambiente ao emitir bem menos gases tóxicos para a atmosfera. 

Claro que o Corolla híbrido não oferece o mesmo nível de performance que um Jetta GLI, mas o sedan médio da Toyota passou por uma evolução notável em sua 12ª geração, oferecendo um comportamento dinâmico muito correto, com ênfase no elevado conforto e na suavidade ao rodar, dois atributos muito positivos no Corolla. Assim como o sedan esportivo da marca alemã, o Corolla híbrido oferece uma cabine tão espaçosa quanto e um porta-malas mais do que adequado ao uso familiar. 

Logo, creio que, de uma maneira geral e respeitando o perfil de cada um, ao estacionar na garagem de casa um Corolla híbrido você terá um excelente automóvel para o dia a dia. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru