Dúvida interessante: pelo mesmo valor, um Cruze LTZ completo ou um Honda Civic Touring?
Leitor conseguiu negociar os dois sedãs pelo mesmo valor e quer saber do Guru entre qual deles deve escolher

Chevrolet Cruze 2018 | Imagem: Divulgação
Olá Guru, gostaria de parabenizá-lo pelas ótimas dicas oferecidas. Têm sido de muita ajuda. Aproveitando a oportunidade, duas dúvidas:1) eu fiz o test drive do novo peugeot 3008 e me apaixonei pelo carro. Meu único porém é ser um peugeot. Morro de medo de sofrer uma grande desvalorização com o veículo. Como você acha que deve ficar essa questão em médio prazo (2-3 anos)?2) Embora em classes de preço diferentes, estou em dúvida entre o peugeot 3008 e o civic touring. Entretanto, mais recentemente, comecei a me interessar pelo cruze ltz II. Para matar pelo menos uma das opções, gostaria de ouvir sua opnião. Qual dos dois carros (cruze ltz II e civic touring) vale mais a pena considerando que para mim, os dois sairiam aproximadamente p elo mesmo valor (116 mil reais) - pergunta enviada por Tiago Silva
Tiago obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Sua dúvida é tão interessante quanto difícil de ser respondida uma vez que estamos falando de dois hatches modernos, que estrearam suas novas gerações recentemente como é o caso de Chevrolet Cruze e Honda Civic. Mas estamos aqui para ajudar!
Você está considerando a aquisição dos dois sedãs em suas versões topo de linha, que coloca em cada um deles os excelentes motores com turbo e injeção direta, sendo de 1.5 l no caso do Civic e 1.4 l no Cruze. Os dois oferecer alto nível de eficiência, com desempenho acima da média de versões 2.0 aspiradas, como estávamos acostumados a ver nesse segmento, e agora oferecendo ótimo compromisso com a economia de combustível. O Cruze conta com start-stop, que lhe permite alcançar parciais de 11,2 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, ambas com gasolina. O Civic Touring, mesmo sem o start-stop, consegue ser ainda melhor nesse aspecto e entregar médias de 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada. Nesse ponto, a transmissão CVT presente no Honda mostra como a maior eficiência desse tipo de câmbio ajuda a amplificar o desempenho e aprimorar o consumo. O Cruze oferece em todas as versões uma caixa automática convencional com 6 marchas.
Falando sobre a parte mecânica, Tiago, o Honda Civic é um modelo superior. A dirigibilidade do modelo é bem mais refinada e o modelo tende a agradar quem preza muito mais por esportividade do que apenas o conforto em si. O Civic não deixa de tratar seus ocupantes com um rodar muito suave, porém a bordo do modelo é nítido como a suspensão traseira multibraço consegue melhorar a qualidade da rodagem e até mesmo a suavidade com que o modelo passa por lombadas, valetas e buracos. As respostas do 1.5 turbo casado com a transmissão CVT são excelentes, bem como o silêncio a bordo.
Mas é inegável, contudo, que o Chevrolet Cruze oferece muito mais do que o Civic Touring sobretudo quando estamos de equipamentos. A situação torna-se ainda mais favorável ao Cruze se o preço de ambos estiver equivalente, como é o caso.
No Cruze LTZ equipado com o pacote de tecnologia, você encontrará itens exclusivos no Chevrolet, como o assistente de estacionamento, assistente de permanência em faixa, farol alto automático, a possibilidade de carregamento sem fio para smartphones, alerta de colisão e o prático sistema de telemática OnStar, que oferece até mesmo serviços de concierge ao toque de um botão. O Cruze traz o alerta de ponto cegos tradicional, enquanto o Civic Touring se vale de câmeras nos retrovisores e projeta a imagem na tela da central multimídia. Em ambos você encontrará central multimídia com suporte aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
Por tudo isso, Tiago, creio que a melhor escolha nesse caso é o Chevrolet Cruze LTZ completo.
Não podemos virar as costas para a enorme superioridade do modelo em termos de equipamentos em sua versão topo de linha e, mesmo não oferecendo o mesmo nível de sofisticação na mecânica, o Cruze está longe de ser um carro com comportamento dinâmico ruim.
Também sintonizado com o que há de mais recente em termos de propulsão e oferece ótimo nível de acabamento interno, o Chevrolet Cruze surge como a opção mais interessante no segmento.
Espero ter ajudado!