Dúvida na gama Honda: comprar um HR-V ou um Fit?

Leitora está em dúvida entre os dois modelos da marca japonesa e pediu a ajuda do Guru dos Carros
Honda Fit e Honda HR-V

Honda Fit e Honda HR-V | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Caro Guru, eu estou em dúvida na compra de um Honda HR-V EX ou um Honda Fit (pensei no DX), zero km. Pois é, tratam-se de modelos e faixas de preço completamente distintas. Atualmente uso o carro praticamente nos fins de semana e para viagens ocasionais. Sim, sei que o HRV é muito mais carro, maior altura do solo (que ajuda nas estradas de terra), motor mais potente e ótimo porta-malas. Porém, como moro no Rio de Janeiro pesam contra o HRV a questão da segurança (Sou mulher e o HRV é um carro que chama a atenção) além da pouca utilização. O que você faria - pergunta enviada por Marcia 

Marcia obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Sua questão é excelente uma vez que nos faz perceber como muitas variáveis estão presentes na hora de escolher um automóvel. Não basta apenas olharmos para o preço ou a categoria de determinado modelo, muitas vezes questões mais amplas, como o próprio local onde o carro será usado, devem ser levadas em consideração. 

Considerando o seu perfil de uso (deslocamentos ocasionais e em grande parte aos fins de semana), creio que é pouco justificável você gastar cerca de R$ 100.000 em um Honda HR-V EX, por esse motivo acho mais interessante você considerar a aquisição de um Fit. 

O Honda Fit já é um modelo muito equilibrado, oferecendo não só um nível de espaço interno excelente considerando seu porte, bem como o porta-malas é superior em relação aos hatches compactos e seu habitáculo é muito versátil, o que lhe permitirá transportar as malas ou demais volumes em suas viagens com tranquilidade na maior parte do tempo. 

Só acho que vale a pena você gastar um pouco mais e levar para casa o Honda Fit em alguma de suas versões intermediárias (LX ou EX). O motivo é que o Fit DX não conta com o prático sistema de rebatimento dos bancos presente nas demais versões do Fit. Esse recurso é um dos grandes pontos fortes do modelo e vale a pena o investimento. 

Atualmente o Fit EX 2019 desponta como uma opção bem interessante. Tabelado em R$ 78.300, nessa versão o Fit conta com 4 airbags, controle de tração e estabilidade, ar-condicionado automático digital, iluminação diurna por LED, central multimídia com tela de 7" e interface para os principais sistemas de espelhamento de smartphones, entre outros recursos formando um pacote com os principais itens de conforto e segurança esperados em um veículo moderno. 

Por tudo isso, creio que ao optar pelo Honda Fit EX você fará uma escolha mais equilibrada e condizente com seu tipo de uso. 

Espero ter ajudado!   

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru