Dúvida na gama Toyota: comprar um Etios 2019 ou aguardar pelo Yaris?

Leitor quer saber se deve investir no modelo de entrada da marca japonesa e pediu a opinião do Guru
Toyota Yaris 2018

Toyota Yaris 2018 | Imagem: Divulgação

Boa tarde! Tenho uma dúvida que me faz pensar todos os dias: Vale a pena comprar um Etios 2019 agora com o lançamento do Toyota Yaris e também com a chegada de uma nova geração do Toyota em 2020, segundo revistas especializadas? Quero trocar de carro e comprar um Etios Sedan (pelos comparativos da categoria é o melhor), porém com essas notícias creio que seja melhorar esperar ver o que vai acontecer. Obrigado e aguardo um retorno - pergunta enviada por Henrique Ranzan 

Henrique muito obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

De fato, se você não tem muita urgência, o melhor negócio hoje é esperar quando pensamos em adquirir um modelo mais acessível dentro da gama Toyota. 

O Etios sem dúvida nenhuma é um modelo muito competente nas categorias onde atua, oferecendo bom custo-benefício e conjuntos mecânicos eficientes. 

O Yaris, por sua vez, deverá acertar em pontos onde hoje o Etios deixa a desejar, começando pelo visual, que será mais interessante no Yaris como as primeiras fotos do modelo nacional deixam transparecer, além do acabamento interno mais sofisticado em relação ao Etios. 

Também podemos esperar no Yaris um porta-malas mais generoso em relação ao do Etios, bem como uma cabine tão espaçosa quanto a do atual modelo de entrada da Toyota por aqui. 

É muito provável que o Yaris traga sob o capô o mesmo motor 1.5 16V presente nas versões mais caras do Etios, o que é um ótimo sinal já que ele se mostra um excelente propulsor capaz de oferece desempenho satisfatório e baixo consumo. Um ponto que o Yaris deverá se destacar será pela presença do câmbio automático de 6 marchas, mostrando uma evolução sobre a caixa de 4 marchas presente hoje no Etios. 

É notório que, com a renovação da concorrência (leia-se VW Polo e Fiat Argo), a Toyota precisava de um modelo mais nobre, por assim dizer, para se manter competitiva no segmento. O Etios foi concebido em outra realidade e concebido para mercados onde o baixo custo é um fator muito preponderante, como o indiano, e por isso abriu mão de vários detalhes a começar pelo próprio visual. 

Com o Yaris, a situação muda de figura e a Toyota passa a ter um produto bem mais alinhado com a concorrência. Não podemos esquecer que, além do Polo e Virtus, o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20 também deverão estrear suas novas gerações até a virada da década, portanto a Toyota já está se antecipando à nova movimentação do segmento. 

Só fazendo uma observação, Henrique, se você desejar um outro sedã compacto muito interessante, vale a pena dar uma olhada no Volkswagen Virtus. O modelo traz um conjunto muito moderno, desde a plataforma ao motor, com ótimo espaço interno, bom porta-malas e nível de equipamento. 

Espero ter ajudado!  

 

 
 
Toyota Yaris 2018
 
Toyota Yaris 2018
Toyota Yaris 2018
Toyota Yaris 2018
 
Toyota Yaris 2018
Toyota Yaris 2018
 
 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru