Gostaria de saber qual seria melhor opção, Volkswagen Virtus MSI com motor 1.6 ou Virtus TSI 1.0 turbo? Obrigado - pergunta enviada por Jacson
Jacson obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Sua questão é muito interessante uma vez que também figura como uma dúvida recorrente para muitos interessados no sedan compacto da Volkswagen.
De uma maneira geral, quando falamos no Virtus e suas versões, é interessante você levar em consideração em especial o seu perfil de consumidor e o que deseja encontrar em seu próximo automóvel.
Tanto o motor 1.6 16V como o 1.0 turbo caem muito bem ao Virtus e atendem grande parte do uso, mesmo com o sedan carregado. A grande diferença é que, por ser sobrealimentado, o motor 1.0 TSI entrega acelerações e retomadas bem mais vigorosas, portanto favorece uma sensação de maior esportividade na condução. Um atributo técnico que permite nos visualizar isso com mais propriedade reside no fato de que o propulsor 1.6 16V entrega até 16,5 kgfm de torque em 4.000 rpm, enquanto o motor 1.0 TSI já disponibiliza sua força máxima de 20,4 kgfm desde 2.000 rpm.
Independente do propulsor, o Virtus é um modelo econômico e com boas respostas de direção e suspensão, ambos bem calibrados para nosso piso. O modelo ainda traz uma cabine muito espaçosa e um ótimo porta-malas para 521 litros.
Indo um pouco além da questão do motor, por se tratar de uma motorização mais acessível e racional, o Virtus 1.6 traz os equipamentos mais essenciais, com destaque para os controles de estabilidade e tração, 4 airbags, rádio, computador de bordo, entre outros. Ainda é possível adicionar ao Virtus 1.6 itens como sensor de estacionamento e central multimídia com espelhamento de smartphones, elevando o valor do sedan para a faixa de R$ 75.000.
Se a sua ideia é estacionar na garagem um Virtus mais equipado, com central multimídia e mais equipamentos de tecnologia e conforto, então vale a pena, por uma questão de custo-benefício, partir de uma vez para as versões turbo. Se colocarmos lado a lado o Virtus 1.6 automático completo e o Virtus Comfortline de entrada, estamos falando de uma diferença na faixa de R$ 3.000, o que torna mais interessante a compra do Virtus Comfortline se aliarmos a isso a superioridade técnica do motor 1.0 TSI.
Em resumo, se o seu perfil é mais racional e você não considera importantes recursos de tecnologia como a central multimídia, entre outros, então a versão 1.6 já está de bom tamanho. Já se você faz questão de um desempenho aprimorado e quer um modelo mais equipado, então, pela diferença de preço, vale a pena gastar um pouco mais e estacionar na garagem de casa o Virtus com motorização 1.0 TSI.
Espero ter ajudado!