Dúvida na gama VW Virtus: optar pelo 1.6 16V ou o 1.0 turbo?

Leitor vai adquirir o modelo, mas ficou em dúvida sobre qual motorização optar
Volkswagen Virtus 2020

Volkswagen Virtus 2020 | Imagem: Divulgação

Gostaria de saber qual seria melhor opção, Volkswagen Virtus MSI com motor 1.6 ou Virtus TSI 1.0 turbo? Obrigado - pergunta enviada por Jacson 

Jacson obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!

Sua questão é muito interessante uma vez que também figura como uma dúvida recorrente para muitos interessados no sedan compacto da Volkswagen.

De uma maneira geral, quando falamos no Virtus e suas versões, é interessante você levar em consideração em especial o seu perfil de consumidor e o que deseja encontrar em seu próximo automóvel.

Tanto o motor 1.6 16V como o 1.0 turbo caem muito bem ao Virtus e atendem grande parte do uso, mesmo com o sedan carregado. A grande diferença é que, por ser sobrealimentado, o motor 1.0 TSI entrega acelerações e retomadas bem mais vigorosas, portanto favorece uma sensação de maior esportividade na condução. Um atributo técnico que permite nos visualizar isso com mais propriedade reside no fato de que o propulsor 1.6 16V entrega até 16,5 kgfm de torque em 4.000 rpm, enquanto o motor 1.0 TSI já disponibiliza sua força máxima de 20,4 kgfm desde 2.000 rpm.

Independente do propulsor, o Virtus é um modelo econômico e com boas respostas de direção e suspensão, ambos bem calibrados para nosso piso. O modelo ainda traz uma cabine muito espaçosa e um ótimo porta-malas para 521 litros.

Indo um pouco além da questão do motor, por se tratar de uma motorização mais acessível e racional, o Virtus 1.6 traz os equipamentos mais essenciais, com destaque para os controles de estabilidade e tração, 4 airbags, rádio, computador de bordo, entre outros. Ainda é possível adicionar ao Virtus 1.6 itens como sensor de estacionamento e central multimídia com espelhamento de smartphones, elevando o valor do sedan para a faixa de R$ 75.000.

Se a sua ideia é estacionar na garagem um Virtus mais equipado, com central multimídia e mais equipamentos de tecnologia e conforto, então vale a pena, por uma questão de custo-benefício, partir de uma vez para as versões turbo. Se colocarmos lado a lado o Virtus 1.6 automático completo e o Virtus Comfortline de entrada, estamos falando de uma diferença na faixa de R$ 3.000, o que torna mais interessante a compra do Virtus Comfortline se aliarmos a isso a superioridade técnica do motor 1.0 TSI.

Em resumo, se o seu perfil é mais racional e você não considera importantes recursos de tecnologia como a central multimídia, entre outros, então a versão 1.6 já está de bom tamanho. Já se você faz questão de um desempenho aprimorado e quer um modelo mais equipado, então, pela diferença de preço, vale a pena gastar um pouco mais e estacionar na garagem de casa o Virtus com motorização 1.0 TSI.

Espero ter ajudado!

 
 
Volkswagen Virtus 2020
 
Volkswagen Virtus 2020
Volkswagen Virtus 2020
Volkswagen Virtus 2020
 
Volkswagen Virtus 2020
Volkswagen Virtus 2020
Volkswagen Virtus 2020
 
Volkswagen Virtus 2020
Volkswagen Virtus 2020
Volkswagen Virtus 2020
 
Volkswagen Virtus 2020
Volkswagen Virtus 2020
 
 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru