Dúvida para escolher um sedã médio seminovo na faixa de R$ 53.000

Leitor está entre VW Jetta, Honda Civic, Hyundai Elantra e Mitsubishi Lancer; veja a ajuda do Guru
Honda Civic 2016

Honda Civic 2016 | Imagem: Divulgação

Bom dia Guru, tudo bem? Tenho 21 anos e estou com as seguintes dúvidas: Pretendo comprar um carro no valor de até 53mil reais e estou tenho alguns modelos em mente Civic 2012, Elantra 2012, Jetta 2012 (Não é o tsi) e o Lancer, na sua opinião qual seria a escolha mais sábia, levando em consideração o acabamento e etc. Obrigado! - pergunta enviada por Luis Duarte 

Luis obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!

Em primeiro lugar, vale a pena destacar que você fez uma ótima seleção de modelos, parabéns! Na minha opinião também sou bem mais favorável a procurar um seminovo em bom estado nessa faixa de preço do que levar um carro novo pelo mesmo valor, o qual não lhe entregará o mesmo nível de conforto e espaço que os quatro modelos listados por você serão capazes.

Em primeiro lugar, já começaria a eliminar da lista o Volkswagen Jetta com o motor 2.0 flex. Apesar da boa dinâmica, o conjunto motor e câmbio já defasado do modelo lhe custa muitos pontos no que diz respeito a desempenho e economia de combustível. Ele tem performance aquém do esperado para um modelo dessa categoria e está longe de gastar pouco com etanol ou gasolina.

O Hyundai Elantra sofre muito mais pelo pós-vendas e a baixa presença no mercado do que suas qualidades como produto em si. Como é caro e está longe de contar com uma participação significativa no segmento, ele sente os efeitos em uma desvalorização mais elevada e baixa liquidez.

Logo, Luis, recomendo a você ficar entre o Honda Civic e o Mitsubishi Lancer. Ambos tem uma proposta mais esportiva de condução e bons conjuntos mecânicos. O Honda Civic ainda leva vantagem pela motorização flex e o espaço interno, em especial para os passageiros no banco traseiro, mais generoso.

Um dos modelos de maior sucesso na categoria, o Civic também é beneficiado pela facilidade na revenda e a desvalorização mais contida. Além disso, seu nível de acabamento é ligeiramente mais refinado em relação ao Lancer. Se possível, vale a pena investir na versão LXR com motor 2.0. 

É isso, Luís, espero ter ajudado!

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru