Ola, boa tarde adquiri recentemente para minha esposa (e para mim tambem, viagens curtas e rapidas) HB20 1.0 Comfort Plus turbo 06 marcas 2019/2019 atualmente 6000 km. Porem ela nao ficou muito satisfeita e quer uma opcao automaticaco. Que fazer trocar por hb20 1.6 automatico, etios 1.5 automatico ou qual sua opiniao.... ela gostou do carro, tamanho, conforto, espaco etc. porem pecamos no cambio... quero uma opiniao sincera. sobre qual melhor custo beneficio.... nao pretendo por mais dinheiro, hb20 custou 54.000,00 imagino que ja desvalorizou uns 5 a 7 mil quero um carro robusto forte mecanica confiavel , baixa manutencao e barata (acessivel), custumo ficar com carro por 5 ate 10 anos as vezes.... como disse e o carro (esposa), 90 por cento km urbana pouca km anual rodada. Grato - pergunta enviada por Silvio

Silvio obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Considerando os modelos que você e a esposa estão em dúvida, estamos falando do Hyundai HB20 Vision 1.6 automático, hoje tabelado em R$ 62.790, e o Toyota Etios hatch, que pode alcançar R$ 63.690 na opção X Plus com a transmissão automática de 4 marchas. 

De uma maneira geral e levando em consideração o perfil apresentado na pergunta, creio que o novo HB20 seria uma escolha mais sensata. 

Começando por um ponto não muito convencional, mas que é interessante pensando no pós-venda para quem opta por ficar um período longo com o mesmo automóvel, como é o caso aqui, os 5 anos de garantia que a Hyundai concede para o hatch é um diferencial relevante. 

Partindo para os dois carros em si, apesar do design que não foi unânime na opinião do público, o HB20 Vision 1.6 automático é relativamente bem equipado, oferecendo os importantes controles de tração e estabilidade, central multimídia, piloto automático, entre outros recursos. 

Em questão de durabilidade e robustez, tanto o HB20 quanto o Etios são referências nesses aspectos, portanto você pode levá-los para casa tranquilo se essa é uma questão primordial para você. 

A grande questão é que o Toyota Etios tornou-se um produto um tanto quanto anacrônico no mercado atualmente. Pensado para uma outra realidade no segmento, onde a questão do baixo custo era uma premissa fundamental, o Etios fica devendo um acabamento mais caprichado e, mesmo na versão equivalente em preço ao HB20, ele não traz recursos muito desejados hoje em dia como é o caso da central multimídia. Algo que torna-se difícil de aceitar. 

O Etios conta com uma eficiente dupla formada pelo motor 1.5 16V na versão X Plus e o câmbio automático, porém o HB20 1.6 não fica devendo em nada nesse aspecto, com números de performance mais favoráveis ao Hyundai e consumo na mesma base. 

Logo, creio que ao optar pelo Hyundai HB20 você fará uma boa escolha. 

Espero ter ajudado!  

 

 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios