Em busca do primeiro carro: Ford Focus, Peugeot 208, Citroën C4 Lounge ou um Peugeot 2008?

Leitor selecionou os quatro modelos e pediu nossa análise antes de efetuar a compra
Peugeot 208, Citroën C4 Lounge, Peugeot 2008 e Ford Focus

Peugeot 208, Citroën C4 Lounge, Peugeot 2008 e Ford Focus | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Opa, tudo bem? Então, estou em busca de um carro (primeiro) e estou optando por um semi-novo. Pesquisando sobre, cheguei em alguns modelos de categorias diferentes, e gostaria de um auxílio pra decidir qual deles valeria mais a pena: Ford Focus 2.0 SE Plus 2017 Powershift, Peugeot 208 1.6 Griffe 2018, Citroën C4 Lounge 2017 Exclusive e Peugeot 2008 1.6 Griffe Manual 16/17. SlTenho minhas dúvidas quanto a pós-venda, desvalorização e seguro, são aspectos que não consegui informação muito clara sobre eles, por isso necessito de um auxílio. Obrigado desde já! - pergunta enviada por Leonardo

Leonardo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Antes de tudo, já recomendo a você deixar de lado o Ford Focus devido ao vasto retrospecto de defeitos envolvendo o câmbio de dupla embreagem PowerShift. Apesar das inúmeras qualidades do carro, como o comportamento dinâmico e o bom espaço interno, a falta de confiabilidade da transmissão não torna a compra do modelo algo recomendável. Se você gostou muito do hatch médio, é melhor considerar apenas a aquisição de versões com câmbio manual.  

O cuidado com o tipo de câmbio também aplica-se ao Peugeot 2008 e é algo que pede atenção, em especial no seu caso que está considerando a compra de uma versão manual. Hoje em dia os SUVs/crossovers compactos são mais procurados com a transmissão automática, câmbio que responde pela maioria dos emplacamentos na categoria. Logo, se você deseja utilitário esportivo, é melhor focar sua busca em configurações automáticas. 

Com isso, chegamos aos dois modelos que despontam como boas opções entre os quatro que você está de olho. O Peugeot 208 em sua versão Griffe já conta com transmissão automática, o que vai lhe oferecer mais conforto em seus deslocamentos diários. Por se tratar de uma categoria mais acessível, no caso um hatch compacto, o Peugeot 208 tem uma revenda mais fácil independente do tipo de câmbio, porém a caixa automática certamente favorece a negociação futura do carro. De maneira geral, os brasileiros estão preferindo cada vez mais o câmbio automático. 

Levando em consideração que você está em busca do seu primeiro carro, creio que você fará uma escolha bastante sensata ao optar pelo hatch da Peugeot. Ele vai lhe oferecer bom nível de equipamentos, traz um conjunto mecânico equilibrado e seu custo de seguro está na média do segmento. De qualquer forma, sempre é bom você fazer uma cotação prévia com seu corretor de confiança ou em plataformas online. 

O Peugeot 208 pesquisado por você conta com apenas dois anos de uso, portanto você não deve ter que se preocupar com custos de manutenção mais onerosos por um bom tempo. Verifique também se o dono atual realizou todas as revisões na concessionária, o que lhe dará direito de usufruir alguns meses da garantia de fábrica, que no caso do 208 é de três anos contados a partir da compra.

Em termos de pós-venda, a Peugeot busca realizar um bom trabalho para mudar sua imagem no Brasil nesse quesito, portanto a empresa está implementando novos padrões mais elevados para melhorar seu relacionamento com os clientes. 

Por fim, o Citroën C4 Lounge também é uma boa opção entre os sedans médios seminovos, oferecendo uma cabine espaçosa e confortável, bom porta-malas e desempenho acima da média. Contudo, pela motorização turbo, é possível que o custo do seguro aumente um pouco em relação a modelos como o Peugeot 208, assim como eventuais gastos em peças e revisões tendem a ser mais elevados. 

Em resumo, creio que entre todos os carros que você está pesquisando, o Peugeot 208 é uma compra bem racional e equilibrada. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru