Como você é o cara dos carros, gostaria de tirar uma dúvida cruel, fui em uma Peugeot e gostei muito do 208 Griffe com teto panorâmico, porém há aquele fantasma de 2 alegrias em um Peugeot…. Uma quando compra e outra quando CONSEGUE vender …. Gostaria de saber se ainda há isso com os carros da marca, exclusivamente se tratando deste modelo que mencionei?? Também tinha visto o HB20X, porém como o mesmo irá mudar em 2016, estou meio receoso de comprar e perder dinheiro visto que vou ficar com o carro apenas 2 anos e após isso irei vender para trocar por outro modelo/marca! Ambos estão com a mesma faixa de preço … Por fora há o FIT, mas meio que me decepcionou por dentro, mas se for uma opção que pouco se desvalorizaria em 2 anos …. posso levar em consideração também. É isso meu caro …. preciso de uma luz... - Pergunta enviada por Roger

Roger em primeiro lugar muito obrigado por enviar sua dúvida! Pelos carros que você escolheu e as informações que mandou na sua pergunta, percebo que você gosta de automóveis e se mantém bem informado sobre o assunto.

Por coincidência recentemente estava ajudando uma pessoa a vender um veículo da marca Peugeot e senti, assim como você apontou, que o preconceito do mercado de usados com os carros da fabricante persiste. Não foi difícil encontrar alguns logistas que jogavam o preço do lá embaixo alegando uma maior dificuldade na revenda.

De qualquer maneira, com relação ao produto o Peugeot 208 não é uma escolha ruim. Além de contar com soluções bem originais como o teto panorâmico, ele oferece uma posição de dirigir arrojada (graças ao painel em dois níveis) e é um modelo com um comportamento dinâmico que agrada quem gosta de mais esportividade. O motor 1.6 da versão Griffe também confere bom desempenho ao modelo.

Já o Hyundai HB20X, apesar do design acertado, é um carro que se destaca mais pelos atributos racionais. Seu projeto é moderno, com espaço interno suficiente para 4 adultos e um porta-malas bom para a categoria. Para quem procura um automóvel que não dê dor de cabeça no pós-vendas, o Hyundai é uma boa escolha. Além dos 5 anos de garantia, o custo de revisões e peças de reposição é um dos mais competitivos do segmento.

O Honda Fit, por sua vez, de fato peca pelo habitáculo sisudo e um tanto quanto sem sal. Apesar da boa qualidade de montagem, falta um aspecto mais refinado para um modelo que, como o Fit, atua na faixa acima de R$ 50.000. Só que poucos automóveis entregam um habitáculo tão versátil como ele. Além disso, a nova geração conta com um conjunto motor e câmbio muito eficiente, em especial com o câmbio automático CVT (vale a pena você adquirir o Fit com essa transmissão).

Aproveitando o gancho do Fit, gostaria de entrar no assunto de desvalorização, que é primordial para a escolha do Roger. Considerando os preços médios apurados pela Fipe, dos três modelos citados o Hyundai HB20X manual é que mais perde valor no primeiro ano, com uma depreciação de 11%. Ele é seguido pelo 208 Griffe, com 9,95%, e logo após o Fit com 8% (considerei aqui a opção LX manual).

Como você pode ver, Roger, o Honda Fit é beneficiado por efeito oposto ao da Peugeot: a marca japonesa (e o Fit em especial) conta com ótima reputação no mercado e oferece maior liquidez, ou seja, facilidade na revenda.

Logo, Roger, se você não pretende ficar muito tempo com o carro e quer perder menos dinheiro no período de dois anos, o Honda Fit é o que vai mais facilitar a sua vida na hora da troca.

Espero ter ajudado!  

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios