Em dúvida entre um Fiat Argo 1.0 equipado e um Renault Sandero também 1.0
Leitora quer saber qual dos dois hatches compactos escolher e pediu a ajuda do Guru dos Carros

Fiat Argo 2018 | Imagem: Divulgação
Boa noite, tenho um HB20 1.0 confort e quero trocá-lo. Porém, estou em dúvida entre o Fiat Argo 1.0 drive com central multimídia e câmera de ré e o Renault Sandero Vibe 1.0, em relação a desvalorização, resposta de motor e pontos positivos e negativos. Sua ajuda seria importantíssima! Sendo que o valor do argo está 49.990 e do Sandero está 46.990 - pergunta enviada por Juliana
Juliana obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
A chegada dos novos motores SCe (1.0 e 1.6) na gama Sandero e Logan fez muito bem aos modelos compactos da Renault. Bem mais modernos e eficientes, os motores SCe conferem baixo consumo e bom desempenho à dupla da marca francesa, promovendo um belo salto em termos de propulsão para eles.
O grande problema envolvendo o Sandero é que o modelo padece de questões como a ergonomia pouco trabalhada e o acabamento interno simples, apesar do bom espaço interno. Por ser um projeto mais moderno, o Fiat Argo entrega uma cabine bem melhor resolvida, não só com os comandos bem dispostos no painel, console central e laterais de portas, como também utilizando materiais mais interessantes e de bom aspecto visual.
Vale a pena você equipar o Argo Drive 1.0 com a central multimídia e os opcionais da câmera de ré com sensor de estacionamento, recursos que oferecem bem mais praticidade na hora de manobrar. Além disso, a central multimídia do Argo é mais atual, oferecendo suporte para os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, ambos ausentes na central do Sandero, e que facilita muito a integração com smartphones e o uso de navegadores mais usados atualmente, como o Google Maps, por exemplo.
Assim como o Sandero 1.0 SCe, o motor presente no Fiat Argo também não fica devendo em nada quando o assunto é eficiência. Em termos de desempenho os dois são parelhos, sendo que enquanto o Argo Drive 1.0 alcança médias de 14,2 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada, ambas com gasolina, o Renault Sandero 1.0 fica em 14,2 e 14,1 km/l, respectivamente. Vale ressaltar também que só no Fiat Argo você encontra o start-stop de série, recurso que desliga o motor quando o carro encontra-se parado e ajuda muito a economizar combustível em especial nos deslocamentos urbanos. Esse é mais um benefício de optar por um carro mais moderno como é o caso do Fiat.
Por fim, a tendência é que o Fiat Argo se saia melhor no mercado de usados do que o Renault Sandero. As marcas francesas ainda são recebidas com preconceito na hora da revenda por lojistas, o que acaba reduzindo seu valor de venda e a liquidez. A Fiat já é uma marca que sempre contou com ótima reputação no segmento de hatches, portanto o Argo deverá se beneficiar disso.
Logo, Juliana, creio que ao optar pelo Fiat Argo você fará um negócio mais interessante.
Espero ter ajudado!