Entre dois hatches médios 2010: VW Golf ou Hyundai i30?

Leitor pede uma análise entre os hatches considerando atributos de custo-benefício
Volkswagen Golf Sportline

Volkswagen Golf Sportline | Imagem: Divulgação

 

Guru, qual seria a melhor compra? Entre Golf 2010 manual Sportline 1.6 com teto, ou i30 2.0 automático também do mesmo ano? Consumo, manutenção, desvalorização, etc... - pergunta enviada por Lucas Ricardo

Lucas muito obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros! Agradeço muito por sua audiência!

De fato sua dúvida é bem complexa, então vamos analisar os diversos pontos por partes. 

O câmbio automático, presente no Hyundai i30, é um item cada vez mais valorizado no mercado. Inclusive ele ajuda a conter a desvalorização do modelo e ajuda em sua liquidez na hora da revenda. Isso sem falar no maior conforto em especial para os deslocamentos urbanos.

A grande questão é que ao mesmo tempo em que colabora com o conforto, o câmbio automático, em especial no caso do i30 que tem apenas 4 marchas, prejudica o consumo. Basta mencionar que o Hyundai registra médias de 8,9 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. Os números podem ser considerados apenas razoáveis considerando que o i30 aceita apenas gasolina. O Volkswagen Golf 1.6 Sportline manual, por sua vez, conta com parciais de 9,4 km/l e 12,1 km/l, respectivamente, utilizando gasolina (ele é flex, mas considerei os números com o combustível derivado do petróleo apenas para uma comparação mais coerente).

Vale destacar que, por contar com produção local e vários componetes divididos com outros modelos da VW, o Golf tem peças mais baratas e manutenção mais fácil em relação ao i30. Aliás, buscar manutenção na rede de importados da Hyundai vai sair muito caro.

Por tudo isso, Lucas, o Golf Sportline é uma alternativa que tende a lhe dar menos custos. Só fique atento, entretanto, com o valor do seguro, um dos pontos que acendem o alerta quando se trata do Golf. Tanto ele quanto o i30 são dois ótimos modelos, com ótima dirigibilidade e bom nível de conforto. Porém, quando consideramos aspectos do custo-benefício e manutenção, o VW tende a ser mais interessante.

Espero ter ajudado!

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru