Olá César; Acompanho assiduamente os seus canais interativos os quais tem me dado um bom suporte na escolha do meu próximo carro, que será pelo programa de isenções fiscais - PCD; a uns dias atrás você me ajudou na minha primeira escolha que era entre Jeep Renegade e o C4 Cactus, optei pelo C4 Cactus, porém, ainda não tínhamos o lançamento do Volkswagem T-Cross no programa PCD; fui pesquisar sobre o carro e me pareceu ser uma opção bem interessante - mesmo com R$ 2.400,00 a mais que o C4 Cactus - basicamente com os mesmos opcionais do C4 Cactus, se somando a isso o bom motor 1.0 TSI turbo, seus 6 airbags e freio a disco nas 4 rodas, sem contar a força da marca Volkswagem - como ainda não dei entrada no pedido de isenções, tenho a opção de mudar minha escolha - lembrando que meu perfil de usuário é de um homem solteiro (sem família) que leva em consideração o design,a boa performance do carro, mais até que espaço interno, que também é um ponto positivo no T-Cross. E agora? Vou de C4 Cactus ou Volkswagem T-Cross? Obrigado! - pergunta enviada por Renato 

Renato obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Desde já agradeço muito pela audiência, os comentários e a confiança em nosso trabalho, fiquei feliz com a mensagem! 

Renato você elencou as duas melhores opções no momento para o público PcD que deseja adquirir um utilitário esportivo compacto. 

O Citroën C4 Cactus conta com ótimo custo-benefício, em especial por oferecer os principais recursos valorizados por grande parte dos consumidores, tais como central multimídia, controles de tração e estabilidade, entre outros. 

A grande questão, em especial para o seu perfil que valoriza um comportamento dinâmico mais refinado e bom desempenho, é que o motor 1.0 com turbo e injeção direta presente no T-Cross Sense o torna um modelo superior nesses atributos em relação à maioria dos concorrentes. 

Com 128 cv e torque na casa dos 20 kgfm, portanto nível de torque semelhante ao de muitos motores 2.0 de aspiração natural encontrados no mercado, o T-Cross entrega respostas ao volante mais interessantes e consumo comedido. Com uma plataforma moderna, o modelo também apresenta dirigibilidade correta e alto nível de segurança. Nesse ponto, vale a pena destacar a presença dos 6 airbags e os controles de tração e estabilidade no T-Cross. Praticamente nenhum outro SUV em sua configuração para compra com isenção entrega a mesma quantidade de bolsas infláveis no momento. 

Se comparado ao C4 Cactus Feel Business, o T-Cross Sense contará com um pacote de equipamentos ainda muito bom. Além dos itens de segurança citados anteriormente, ele oferece ainda central multimídia com espelhamento de smartphones via Apple CarPlay e Android Auto, rodas de liga leve, volante multifuncional, luz de condução diurna de LED, entre outros recursos. 

T-Cross e C4 Cactus estão longe de oferecer porta-malas muito amplos, mas pelo menos no representante alemão temos pouco mais de 360 litros de capacidade, portanto um pouco mais do que os 320 litros do Citroën. A cabine do T-Cross, em contrapartida, é uma das melhores e mais espaçosas dentro do segmento, uma das benesses de seu entre-eixos de 2,65 m. 

É interessante destacar que o T-Cross Sense pode ser mais caro que o C4 Cactus Feel Business, mas a VW concede para o modelo o pacote com as três primeiras revisões sem custo, o que acaba por amortizar parte dessa diferença em relação ao C4 Cactus, portanto é algo a ser levado com consideração. 

Logo, ao não retirar os principais equipamentos de segurança e conforto e preservar o motor 1.0 TSI no T-Cross Sense, a Volkswagen acertou em cheio na proposta da nova opção destinada à compra com isenção. Isso faz do T-Cross Sense a melhor escolha para os consumidores PcD que desejam adquirir um utilitário esportivo compacto no momento. 

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios