Entre franceses na compra com isenção: Citroën C4 Lounge ou Peugeot 308?

Leitor está em dúvida entre o sedã médio e o hatch de mesmo porte e pediu a ajuda do Guru
Peugeot 308 2017

Peugeot 308 2017 | Imagem: Divulgação

Olá Guru, Parabéns pelo site, acesso todos os dias. Estou com enorme duvida para comprar carro com isenção. gostaria de saber sobre o c4 lounge e o peugeot 308, se a previsão de chegada dos modelos 2018, possíveis mudanças, melhor compra e pós venda? Obrigado! - pergunta enviada por Rogério Linhares 

Rogério obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Você está em dúvida entre dois modelos que compartilham muito mais do que a procedência francesa de suas marcas, destacando o eficiente motor 1.6 THP e a forte aposta no custo-benefício, em especial no caso do Peugeot 308, para atrair seus potenciais clientes.

Para a linha 2018 não estão previstas novidades profundas para os dois modelos, portanto podemos considerá-los aqui em nossa análise do jeito que são oferecidos hoje.

A parte boa é que o conjunto propulsor de Peugeot 308 e Citroën C4 Lounge é o mesmo, no caso o já citado 1.6 16V que recebe a ajuda do turbo e da injeção direta para entregar um alto nível de eficiência. Graças a ele e a boa resposta com o câmbio automático de 6 marchas, tanto o Citroën como o Peugeot oferecem bom desempenho e consumo de combustível comedido. 

O que pesa na escolha entre Peugeot 308 e Citroën C4 Lounge é, sobretudo, o custo-benefício. Considerando suas versões PCD, o Peugeot 308 é quase imbatível saindo de fábrica com teto panorâmico de vidro, controlador de velocidade, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado automático com duas zonas, 6 air-bags, isofix, central multimídia com Mirrorlink, dentre outros itens. Tanto o 308 como o C4 Lounge destinados ao público PCD contam com os controles de estabilidade e tração, o que, sem sombra de dúvida, é uma excelente notícia. O Citroën não é "pelado" em termos de equipamentos, mas só traz o básico, como rádio, ar-condicionado, rodas de liga leve, etc. Resumindo, não é nada além do que esperamos encontrar em um modelo dessa categoria. 

O C4 Lounge, na minha opinião, tem um projeto nitidamente mais novo em relação ao 308, o que é uma vantagem do sedã em termos de aproveitamento do espaço interno. Também podemos destacar no C4 Lounge o porta-malas com boa capacidade volumétrica. Porém, Rogério, é inegável realçar a vantagem do 308 no que diz respeito ao custo-benefício, sobretudo por conciliar o mesmo conjunto mecânico do C4 Lounge. Por tudo isso, creio que o Peugeot 308 é a escolha mais interessante.

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru