César, boa noite, me ajude nesta grande dúvida: gosto de sedăs , tenho outro carro para uso urbano . Quero um carro exclusivamente para estrada finais de semana. Estou conversando com 3 agências, 3 carros novíssimos, qual me aconselha: Fusion V6 3.0, ano 2011, 30.000 rodados por $49.000 ou Fusion 2.5, ano 2012, 22.000 rodados por $ 49.000 ou Volvo S60 2.0 T5 , ano 2011 com 24.000 rodados por R$ 55.000. Se puder me orientar ficarei muito grato - pergunta enviada por Heitor Coimbra
Heitor obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Você está em dúvida entre três excelentes opções e devemos considerar muitas "variáveis" antes de cravar o modelo ideal.
O Ford Fusion é um modelo de muito sucesso e consagrado até hoje no Brasil, tornando-se praticamente um sinônimo de sedã médio-grande por aqui.
A grande questão é que, quando levamos em conta o modelo 2011 ou 2012 do Fusion estamos falando da geração anterior do modelo. Nesse ponto o Volvo S60 leva vantagem, pois o modelo 2011 do três volumes sueco já figura como a geração mais recente do modelo, portanto com um projeto melhor trabalhado.
Além disso, o Volvo S60 na versão T5 2011 conta com o mesmo motor 2.0 turbo que foi aplicado na geração seguinte ao Fusion que você está considerando. Graças ao 2.0 turbo, o S60 oferece desempenho até melhor que o V6 do Ford Fusion e não descuida da economia de combustível.
O S60, assim como o Fusion, oferece bom espaço para 4 adultos, porém é preciso ter em mente que a Volvo é uma marca premium e os preços das peças de reposição acompanham a mesma lógica. Logo, é bom estar com o bolso preparado caso algum problema mais grave ocorra. Além disso, encontrar essas peças ou, caso você precise encomendar uma delas, levará bem mais tempo do que o normal.
Seguindo a escola europeia, o S60 tem um acerto de suspensão um pouco mais rígido do que o comum, bom para quem gosta de uma tocada mais esportiva e bem diferente do que você encontrará a bordo do Fusion, um típico sedã norte-americano que tem no rodar suave uma de suas características mais destacadas. A frente do Volvo é baixa e requer cuidado para não raspar em valetas ou saídas de garagem.
Dentre as três opções de sedãs reunidas aqui, particularmente o Volvo S60 torna-se o mais interessante. Porém, se você não quer se preocupar com os gastos envolvendo manutenção, aí nesse caso é melhor ficar com um modelo de uma marca mais estruturada por aqui, no caso o Fusion. Entre eles, o V6 é a melhor escolha na minha opinião pelo fôlego superior em relação ao 2.5 sem ser beberrão.
Espero ter ajudado!