Entre o Nissan Kicks e o Chevrolet Tracker

Leitor quer um SUV que entregue bom desempenho, economia de combustível e baixa desvalorização
Nissan Kicks 2017

Nissan Kicks 2017 | Imagem: Divulgação

Boa noite César. Estou com dúvida em qual carro comprar. A minha dúvida é a seguinte, quero gastar uns R$ 75.000,00, no máximo uns 80 mil. Minha vida é na estrada, trabalho numa cidade que fica a 250 km da cidade onde moro, vou e volto toda semana. Andei pesquisando sobre os carros que se encaixariam com essa rotina, e pensei entre o nissan Kicks e o Chevrolet Tracker, pois ambos ficam mais ou menos com o mesmo preço quando do desconto de produtor rural. Meu maior medo é a desvalorização e consumo, passarei no máximo dois anos com o carro, ou rodado uns 60 mil km durante esse período. Qual desses indicaria? Ou teria outro carro que atendesse as minhas necessidades (desvalorização, consumo e motor)? Desde já agradeço - pergunta enviada por Breno Lucena 

Breno obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Sua pergunta é muito boa pois envolve, na minha opinião, dois dos melhores utilitários esportivos compactos na minha opinião. 

Começando pelo quesito desvalorização, temos aqui um empate técnico. Considerando as versões topo de linha dos dois modelos, no caso o Chevrolet Tracker LTZ e o Nissan Kicks SL, o Tracker perde 10,5% de valor depois do primeiro ano de uso, enquanto o Kicks é desvalorizado em 10,7%. 

Partindo para a questão do motor, de fato é inegável que o Chevrolet Tracker oferece mais "fôlego" graças ao auxílio do turbo e a injeção direta em seu motor 1.4. Com isso ele oferece 153 cv e 24,5 kgfm de torque com etanol, números bem superiores aos 114 cv e 15,5 kgfm de torque também com o combustível de origem vegetal. Ao volante, o Tracker também tem um temperamento mais esportivo que agrada na estrada. 

Por fim, nos resta analisar o consumo, ponto em que o Nissan Kicks sai bem na frente. Segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o SUV compacto da Nissan alcança parciais de 11,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada, ambas com gasolina. O Tracker, por sua vez, entrega 10,6 e 11,7 km/l, respectivamente, com o mesmo combustível. 

Pesando todos os dados, Breno, recomendo a você optar pelo Nissan Kicks em especial considerando a economia de combustível que ele vai lhe proporcionar. Nesse ponto, o câmbio automático do tipo CVT é um grande aliado do Nissan em especial para o uso rodoviário. Ao buscar o tipo de relação de forma precisa para cada situação de uso, a transmissão ajuda a extrair o máximo comprometimento entre desempenho e baixo consumo. 

Vale destacar que, apesar de não entregar o mesmo nível de desempenho do Tracker, o Kicks conta com uma função esportiva no câmbio que ajuda a melhorar bem as respostas do modelo, algo que poderá ser usado por você na estrada. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru