Olá Guru,Vou comprar meu primeiro carro com isenção e ainda não consegui decidir o modelo.Já li duas publicações que você falou bem do 308 e do Creta e isso já me ajudou muito.Tenho dois filhos pequenos, então preciso de espaço interno bom para as cadeirinhas ( e as vezes um terceiro passageiro) e um bom porta-malas para um carrinho e malas.Eu gosto muito do 2008 e do 308, principalmente pelos itens de série que eles oferecem, mas com a chegada do Creta minha dúvida aumentou.Os carros da peugeot são bem mais completos. A Hyundai tirou muitos itens de segurança para criar essa versão para PCD e isso me deixou na duvida se realmente vale a pena. E pelo mesmo em relação ao porta-malas, o 308 tem a mesma capacidade dele.Então, considerando o quesito espaço, mas sem ignorar conforto, segurança e todas as qualidades que cada um oferece, qual a melhor opção?Desde já, agradeço a atenção e parabenizo-o pelo bom trabalho que está fazendo - pergunta enviada por Marcelo Jazierski 

Marcelo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros! Desde já agradeço pelo elogio e conto sempre com a sua audiência! 

De fato a decisão entre os dois modelos não é fácil, contudo, considerando os pontos fortes e fracos de cada um creio que o Peugeot 308 ainda é a escolha mais interessante. 

Apesar do bom porta-malas e do espaço interno mais generoso em relação ao Peugeot 308, o Hyundai Creta Attitude automático é simples demais. O acabamento, inclusive, não parece fazer muita questão de disfarçar que ela é a versão mais acessível do modelo. 

O que pesa muito a favor do Peugeot 308 é, sobretudo, seu motor 1.6 THP com tudo e injeção direta. Moderno e eficiente, ele confere excelente desempenho ao modelo sem exagerar no consumo de combustível. 

Outra característica que faz a balança pesar para o Peugeot é o custo-benefício cativante. Ele traz de série os importantes controles de tração e estabilidade, dois recursos que colaboram em muito para a segurança de você e sua família. Além disso, a versão Allure Business voltada ao público PCD também sai de fábrica com 6 airbags, teto panorâmico fixo, ar-condicionado automático digital com 2 zonas, dentre outros. 

Minha única ressalva ao Peugeot 308 vai para o espaço traseiro um pouco acanhado, porém, levando em conta tudo o que ele oferece, sem dúvida ele entregará bem mais pelo dinheiro investido. Caso você precise de mais volume disponível no porta-malas, o sedã 408, que compartilha o mesmo conjunto mecânico, também pode ser uma opção. 

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios