Estou a procura de um sedã com um pouco mais de luxo, mimos e acessórios que muitas vezes só encontramos em carros importados e me deparei com uma dúvida: Azera 3.3 v6 ano 2009 ou Passat TFSI 2.0 ano 2008? Já li bastante sobre ambos veículos e vi que se encaixam perfeitamente no que procuro: conforto, beleza e desempenho. Em questão de aparência, me agrada mais o Passat, porém, o modelo que estou de olho está com 120 mil km rodados, enquanto o Azera está com apenas 80 mil. Sei que para ambos a dificuldade e peças é grande e o valor elevado agora minha dúvida: comprar o Passat, que me agrada mais, mas que é mais rodado (por um valor menor, na faixa de R$ 27.000,00) ou o Azera que é tão bom quanto, está menos rod ado mas tem um valor um pouco mais elevado (na faixa de R$ 33.000,00) - pergunta enviada por Antonio Júnior

Antonio obrigado por enviar sua dúvida e participar do Guru dos Carros!

Antes de começarmos a avaliar os dois modelos, vale um esclarecimento importante. Em alguns casos, muito mais importante do que levarmos em consideração a quilometragem do carro em si, é bem mais relevante verificar o estado de conservação do carro nesse período. Logo, é fundamental você verificar se os dois modelos contam as reviões em dias, o óleo está sendo trocado no intervalo correto, dentre outros cuidados de praxe em um carro. Além disso, atente também para a condição dos pneus, da carroceria como um todo e se detalhes de acabamento como painel, carpetes e bancos não estão muito gastos, o que pode indicar um uso não muito cuidadoso do veículo.

Além disso, também rode alguns quilômetros com os veículos e veja se você não nota nenhum ruído anormal e se câmbio, motor, suspensão e freios estão trabalhando de acordo.

Partindo para os modelos que você selecionou no mercado, minha sugestão recai em optar pelo Volkswagen Passat 2008.

Apesar dos dois sedãs grandes entregarem praticamente o mesmo em termos de porte, conforto, espaço interno e equipamentos, o grande trunfo do Passat reside no motor 2.0 turbo. Graças a ele, o sedã grande da Volkswagen consegue entregar excelentes respostas na hora de acelerar ou retomar velocidade - sem ficar devendo em nada para o V6 do Azera - com a vantagem de consumir menos do que o Hyundai.

O estilo de acerto da suspensão e direção do Passat também são mais refinados, na minha opinião, priorizando bem mais o comportamento dinâmico sem deixar de lado a suavidade e boa capacidade de absorção de buracos e outras imperfeições no piso. Por tudo isso ele seria minha escolha.

Espero ter ajudado!

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios