Quero comprar um carro 0km para uso urbano. Estou em dúvida entre o VW Up! (TSI Move) e o Toyota Etios X (Hatch automático). Qual deles você indicaria, observando o pós-venda, os custos de manutenção e seguro e também no quesito conforto? Grato - pergunta enviada por Aparecido 

Aparecido obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Seu pergunta reflete um dilema interessante uma vez que estamos entre duas ótimas opções de hatches para o uso urbano. 

O Volkswagen up! com o brilhante motor 1.0 TSI é um carro singular em sua proposta exatamente graças ao propulsor. Valendo-se do turbo e da injeção direta de combustível, o 1.0 com 3 cilindros consegue conferir ao up! desempenho até melhor em relação a muitos modelos com motores 1.6 de aspiração natural e o que é mais importante: poupando combustível. 

De qualquer forma, Aparecido, se a ideia primordial para sua próxima compra é o uso urbano, então nesse aspecto o conforto bem maior do câmbio automático presente no Toyota Etios é um item preponderante. Nesse caso, recomendo a você escolher o hatch de entrada da Toyota.

Apesar da transmissão simples, com apenas 4 marchas, o Toyota Etios não faz feio quando o assunto é economia de combustível sobretudo graças ao bom motor 1.3 16V. Ele pode não ter o requinte do 1.0 TSI, mas traz alguns recursos importante como o comando de válvulas variável e um cuidado todo especial para tornar-se mais eficiente. Com isso, o 1.3 presente no Etios X automático consegue entregar 98 cv com etanol e alcançar parciais de até 11,8 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada com gasolina. 

O move up! TSI, com rodas aro 14" é capaz de percorrer excelentes 14,3 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada, também com gasolina, mas o propulsor 1.0 TSI trabalha apenas com o câmbio manual de 5 marchas no up!. E acredite, Aparecido, quando você começar a pegar muitos engarramentos pelo caminho vai passar a dar cada vez mais valor ao câmbio automático. 

Em termos de preço, o Toyota Etios X automático leva uma pequena vantagem, ao ser tabelado em R$ 51.610, enquanto o move up! TSI é mais caro (R$ 53.990), porém sai de fábrica com alguns recursos a mais como o controle de tração e o rádio com CD-Player, Bluetooth, dentre outros. Em ambos você já encontra de série ar-condicionado, direção elétrica além de travas e vidros elétricos. 

Pesando como uma qualidade a maisno Etios, você encontrará espaço interno mais generoso, bom para aqueles momentos em que você precisar transportar a família ou os amigos. 

Em termos de pós-venda, a rede de concessionárias Toyota é reconhecida pelo bom atendimento e os custos de revisões e peças do Etios são dos mais competitivos do mercado, bem como o valor do seguro. 

Portanto, Aparecido, se a ideia é adquirir um carro novo pensando no uso urbano, creio que partir para o Toyota Etios X automático seja uma boa escolha. 

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios